sexta-feira, 21 de outubro de 2016

TRILOGIA DAN BROWN

Apesar de toda polêmica envolvendo os filmes “O Código Da Vinci”, “Anjos e Demônios” e “Inferno”, inspirados na trilogia de Dan Brown, gosto muito da temática que eles abordam: Ciência, Arte, Literatura e Religião.

Não me lembro muito bem se li ou assisti “O Código Da Vinci”, obra que inicia a série, no entanto, depois disso, me recordo que senti uma imensa curiosidade acerca dos temas abordados, principalmente no que se refere ao polímata Leonardo Da Vinci - o qual estou fazendo um estudo profundo sobre sua vida e obra.

Sempre fui um cético em relação a certos grupos que, supostamente, estão envolvidos em teorias conspiratórias, como os Illuminati ou Opus Dei, referenciados no filme “Anjos e Demônios”. Para conhecer um pouco mais, comprei o livro “Illuminati”, do Paul H. Koch, no entanto, muitas coisas “não desceram”. Mas, ainda em relação ao filme, lembro que fiquei fascinado pelas representações gráficas conhecidas como ambigramas - que podem ser vistos rotacionados ou invertidos horizontalmente e permanecem com a mesma fonética e representação visual. Tanto que me serviram de inspiração para pesquisar e criar um com o meu nome (D-AMBIGRAMA) e também com o nome deste blog (POLYMATUS).

No filme “Inferno”, que estreou recentemente, Robert Langdon (Tom Hanks) se vê inserido numa trama em torno da obra-prima “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri - que também está na minha lista de leituras. Apesar da temática ser muito interessante, o enredo do filme não me agradou muito.

Enfim, não podemos acreditar em tudo que vemos nas telonas, mesmo se forem baseados em fatos históricos. Por isso, devemos sempre pesquisar sobre os assuntos abordados para não criarmos uma visão distorcida da realidade.

Apesar de tudo isso, a minha classificação sobre o nível de qualidade da trilogia é:

1º - O Código Da Vinci



2º - Anjos e Demônios




3º - Inferno

Nenhum comentário:

Postar um comentário