REFLEXÕES

Filosofar é uma atividade muito importante para nossa formação como seres humanos. Por esta razão, procuro sempre refletir sobre temas que acho importantes, a fim de aprender cada vez mais, buscar explicações sobre determinado assunto, e até mesmo por uma questão de autoconhecimento.

Algumas das plataformas mais interessantes que têm me ajudado nesta atividade mental é o ESL Discussions e o ChatGPT. O primeiro, contém diversas perguntas temáticas, muitas vezes polêmicas, que são utilizadas para promover um debate entre pessoas, mas que, de vez em quando, escolho um tema arbitrário e respondo suas respectivas questões. O segundo, me auxilia no desenvolvimento de respostas mais elaboradas, quando meu conhecimento sobre determinada questão é mais limitado e superficial.

Além disso, armazeno cada uma delas para reler em ocasiões futuras, com intuito de ver se ainda concordo com o que havia pensado anteriormente, pois, uma das coisas com a qual não simpatizo é com o pensamento dogmático, ou seja, tenho a mente aberta para mudanças de opinião.

Sendo um ser em constante desenvolvimento, também acho imprescindível o papel da dialética no processo de construção do conhecimento, por isso, sempre que possível, gosto de conversar com as pessoas sobre os mais diversos assuntos no dia a dia.