terça-feira, 25 de outubro de 2016

LITERATURA E PRAZER

“Para os gregos, a arte tinha uma função hedonística, isto é, devia causar prazer, retratando o belo. E, para eles, o belo na arte consistia em a obra assemelhar-se à verdade ou à natureza.

Moderadamente, esses conceitos desapareceram, mas a arte ainda cumpre o papel de proporcionar prazer. A literatura, jogando com as palavras, ritmos, sons, e imagens e conduzindo o leitor a mundos imaginários, causa prazer aos sentidos e à sensibilidade do homem.”

* * *

“A literatura tem sido, ao longo da história, uma das formas mais importantes de que dispõe o homem, não só para o conhecimento do mundo, mas também para a expressão, criação e re-criação desse conhecimento. Lidando com o imaginário, trabalhando a emoção, a literatura satisfaz sua necessidade de ficção, de busca de prazer. Conhecimento e prazer fundem-se na literatura, e na arte em geral, impelindo o homem ao equilíbrio psicológico, e faz reunir as necessidades primordiais da humanidade: a aprendizagem da vida, a busca incessante, a grande aventura humana.”

- Alice Vieira

(Excertos do livro didático do ensino médio “Português: Linguagens”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário