quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

A EDITORA 34 E O QUADRADO MÁGICO

Tudo começou quando eu abri o livro Os Irmãos Karamázov pela primeira vez para folhear. Na primeira página de cada volume, existe esse quadrado com alguns números "aleatórios" de 1 à 16 distribuídos nos subquadrados. Como eu sou louco para identificar padrões, fiquei tentando desvendar a lógica, mas, como não consegui descobrir nada, pensei que poderia ser algo relacionado com a história, por isso, desencanei.

Acontece que agora abri o livro novamente e comecei a rascunhar algumas ideias para descobrir a lógica disso tudo. Para minha imensa surpresa, olhei a a capa novamente e percebi o nome da editora "Editora34", com um quadrado. Pronto. Foi a pista que eu precisava para encontrar o padrão.

Se vocês, assim como eu, repararem na soma dos quatro números - tanto vertical, quanto horizontalmente - a soma dá 34!

Além disso, se denominarmos essa sequência como i, percebemos que: i1+i16; i2+i15; i3+i14; etc. A soma dá sempre 17, a metade da soma de cada linha e coluna.

Descobri, pouco tempo depois, que trata-se do Quadrado Mágico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário