segunda-feira, 23 de maio de 2016

DIREITOS AUTORAIS E ESTILO POÉTICO

Fui questionado por um amigo no Facebook sobre algumas questões e acho pertinente publicá-las aqui - com algumas complementações - para que as pessoas saibam a minha posição em relação a certas ideias referente aos direitos autorais e meu estilo poético.


Olá! Cara, eu queria saber duas coisas tuas:

1) vc se preocupa com a questão dos direitos autorias? Tipo, vc publica seus escritos no Face e talz. Não teme ser "roubado"?


Cara, não me preocupo muito com direitos autorais. Acho que a arte deve ser assim: livre.

Penso que um poeta que se preze não roubaria um poema de outro e colocaria como sendo de sua autoria... E também uma pessoa que se preze deve procurar sempre citar o autor, quando compartilhar um escrito ou pensamento do mesmo.

Vai da consciência de cada um.

Se eu parasse para ficar fiscalizando se minha poesia está sendo plagiada, perderia o meu valioso tempo, que poderia estar sendo empregado na criação de novos poemas, de forma original, autêntica e, principalmente, sincera.


2) diante de uma pergunta sobre estilo, rótulos, vc se apresentaria como um poeta concretista ou acha que este título acaba limitando muito  sua obra?


Eu sou tudo, mano... hahaha

Tem uma frase de uma escritora (Katherine Mansfield) que diz assim: Eu quero ser tudo que sou capaz de me tornar.

Esta citação (in)define a minha escrita poética... Pois, se você olhar, abordo várias vertentes, e, às vezes, até combino elas... Como nos casos dos meus haicais/sonetos visuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário