sábado, 9 de janeiro de 2021

ESL DISCUSSIONS - MUDANÇA




STUDENT A's QUESTIONS

(1) Você gosta de mudança?

Das que vem para o bem.


(2) Qual foi a maior mudança que você fez em sua vida? Foi boa ou ruim?

Acho que pedir demissão e trancar minha faculdade em São Paulo para me mudar para Crateús/CE e estudar Ciência da Computação.


(3) Você é bom em lidar com mudanças?

Penso que sim, me considero uma pessoa resiliente.


(4) Você acha que a mudança é importante?

Com certeza, principalmente se for para abandonar hábitos ou círculos sociais tóxicos e destrutivos.


(5) Qual é a maior mudança que este mundo precisa?

Conscientização social.


(6) Que coisas em sua vida você detestaria mudar?

Meu apreço pelo aprendizado de diversos assuntos. Não gostaria de me afunilar em apenas uma coisa.


(7) Quais são as três coisas em seu passado que você gostaria de mudar?

Estou relativamente feliz com tudo que conquistei até hoje. Dito isso, penso que se eu mudasse qualquer coisa do meu passado, por mais insignificante que seja, talvez não conseguisse realizar tais façanhas novamente. É o tal do "efeito borboleta". Assim, procuro viver de maneira a planejar melhor o meu futuro a partir do presente, ao invés de ficar refletindo sobre as possíveis linhas do tempo que eu poderia ter vivido se tivesse feito escolhas direfentes.


(8) Que conselho você daria a alguém que odeia mudanças?

Não adiantar resistir, mudanças são inevitáveis.


(9) O que acontece com as pessoas que acham difícil mudar?

Demoram mais para encontrar o caminho da satisfação pessoal.


(10) Você pode ensinar alguém a aceitar e gostar de mudanças?

Eu não, mas acho que as pessoas que possuem um bom conhecimento sobre psicologia podem conseguir tal façanha.

 
STUDENT B's QUESTIONS

(1) O mundo está mudando mais rápido do que antes?

Sim, estamos vivendo a famosa "modernidade líquida", descrita pelo sociólogo Zigmunt Bauman.


(2) Como os idosos e os jovens lidam com a mudança?

Acho que crianças, geralmente, são mais relutantes; no caso dos os idosos, como (alguns) possuem mais sabedoria, já são mais maduros para encará-la, aceitá-la e se adaptar. Obviamente, nem todos os casos são assim.


(3) Qual é a maior mudança que você gostaria de fazer em sua vida?

Viajar pelo mundo. Me sinto um tanto estagnado geograficamente.


(4) Por que algumas pessoas são melhores do que outras em lidar com mudanças?

Maturidade.


(5) O que mudou em sua vida em comparação a dez anos atrás?

Muitas coisas. Perdi entes queridos, conheci muitas pessoas, aprendi diversas coisas novas, idealizei vários projetos. No geral, foi uma evolução bem grande. E pro fututo, planejo algo muito maior.


(6) A mudança é sempre boa?

Não. Por exemplo, quando estamos confortáveis com algo, mas temos deixar para trás para seguir outros caminhos.


(7) Qual foi o seu maior evento de mudança de vida?

Minha mudança de São Paulo para o Ceará, pois me fez refletir sobre o estilo de vida caótico que levava por lá. Não sei se voltaria de novo.


(8) O que você gostaria de mudar em você?

Gostaria de ser mais focado. Me distraio muito facilmente.


(9) Como sua sociedade mudou na última década?

Penso que, em decorrência da constante evolução tecnológica, principalmente, a sociedade sofreu mudanças em diversos aspectos, como social, político, econômico etc. Foram tantos acontecimentos que seria até inviável listar aqui.


(10) O que mudará no futuro?

Do jeito que a sociedade tem caminhado, com a constante divulgação de fake news, discriminação, negação da ciência, dentre outras coisas, não estou otimista em relação a um futuro muito promissor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário