sábado, 16 de janeiro de 2021

ESL DISCUSSIONS - MORTE




STUDENT A's QUESTIONS

(1) O que você acha da morte?

Um acontecimento inevitável ao qual todas as pessoas estão sujeitas.


(2) Por que algumas culturas choram a morte e outras a celebram?

No primeiro caso, pode significar a perda de um ente querido, ou seja, um acontecimento triste. Penso que o segundo caso é, geralmente, baseado em crenças religiosas.


(3) Você tem medo da morte?

Não da morte em si, mas de sofrer uma morte agoniante ou dolorosa, como por afogamento, mutilação etc.


(4) Como você gostaria de ser lembrado?

Por meio das minhas contribuições artísticas e intelectuais.


(5) Você prefere ser enterrado, cremado ou outro tipo de ritual?

Se possível, gostaria que meus orgãos fossem doados, e o restante do meu corpo fosse cremado.


(6) Você gostaria de enganar a morte e viver para sempre?

Já pensei na possibilidade de viver eternamente, mas não há sentido algum nisso. Do jeito que tenho procrastinado algumas coisas, a situação só iria piorar. Gosto de trabalhar com deadlines, assim, mesmo sem ter noção alguma de quando irei morrer, sei que tenho um tempo finito para tentar aproveitar ao máximo a vida, com objetivo de alcançar algumas das minhas metas existenciais. Um curta que toca neste assunto é o The Maker.


(7) O que acontece depois que você morre?

Ocorre a cessação das funções biológicas, e nos tornamos a matéria-prima de outrora.


(8) Quais são as maiores causas de morte em seu país e como podem ser revertidas?

Segundo o IBGE, até 2016, as maiores causas eram relacionadas com doenças isquêmicas do coração. Penso que se as pessoas adotassem um estilo de vida mais ativo (praticando esportes) e melhorassem a alimentação isso poderia ser mitigado com o tempo. 


(9) Você prefere morrer repentinamente ou em alguns meses?

Repentinamente. Saber o período exato ou aproximado da morte deve ser algo angustiante. Principalmente se for algo que cause sofrimento.


(10) Você já se sentiu muito mal e parecia que a morte estava próxima?

Não que eu me lembre...


STUDENT B's QUESTIONS

(1) O que você aprendeu sobre a morte quando era mais jovem?

Sua imprevisibilidade. Quando tinha 16 anos, meu melhor amigo faleceu em decorrência de uma doença pulmonar grave, da qual eu não tinha conhecimento.


(2) Você já teve uma experiência em que quase morreu?

Uma vez quando fui atropelado, mas apenas machuquei o pulso. E outra quando pulei de tirolesa da Ponte Sumaré. Foi tenso.


(3) Alguém está realmente morto quando está com morte cerebral?

Se estiver com algumas funções vitais sendo mantidas por aparelhos, penso que sim.


(4) Você concorda com a pena de morte?

Esta é uma questão muito delicada e envolve diversos fatores. Ironicamente, não acho que o sistema judiciário funcione de maneira justa, ou seja, em diversas situações, podemos ver pessoas recorrendo à sua influência, status ou poder social, para se "esquivar" de processos criminais (bastante graves). Também não são raros os casos de pessoas acusadas injustamente por algo que não fizeram, em sua grande parte pessoas negras, aumentando ainda mais alguns estigmas sociais. 

Enfim, tenho minhas dúvidas se a pena de morte iria, de fato, reduzir os índices de criminalidade, e penso que a reabilitação social também é algo a se considerar.

Para quem quiser refletir sobre o assunto, recomendo dois filmes que assisti recentemente, To Kill a Mockingbird (1962) e 12 Angry Men (1957).


(5) O que você acha do suicídio?

Outra questão bastante delicada que também não tenho uma opinião formada, pois envolve diversos aspectos, como psicológicos, sociais etc., sobre os quais eu precisaria me inteirar antes de opinar.


(6) Você concorda com a eutanásia?

Sim. Inclusive o curta La Dama y la Muerte, que assisti recentemente, estimula uma reflexão sobre o assunto.


(7) Existe uma personificação da morte em sua cultura?

Que eu saiba, apenas a universal, ou seja, um vulto com uma foice.


(8) No Japão, China e Coréia, o número 4 está associado à morte - há alguma associação semelhante em sua cultura?

Não que eu saiba. Na verdade, não me interesso por numerologia, nem por outras pseudociências do tipo.


(9) Você acredita que as pessoas podem voltar dos mortos, como um zumbi?

Não. Apesar de gostar de alguns filmes de ficção que apresentam esta possibilidade, como o Train to Busan (2016).


(10) Por que você acha que existe tanto fascínio em nosso mundo pela morte?

Assim como a vida, a morte pode ser considerada um divisor de águas, pois define o antes e o depois. Isso, pensando de maneira a transcender o sentido do fim da vida biológica, ou seja, abordando também questões como a extinção de culturas, movimentos artísticos, sistemas econômicos, dentre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário