sábado, 30 de maio de 2020

ESL DISCUSSIONS - VEGETARIANISMO




STUDENT A's QUESTIONS

(1) O que vem à sua mente quando você ouve a palavra "vegetarianismo"?

Uma filosofia de vida ou movimento no qual as pessoas não consomem (ingerem) nada de origem animal. Não se resumindo, necessariamente, apenas ao consumo de "salada", como algumas pessoas insistem em satirizar, seja por falta de conhecimento ou de caráter.


(2) O mundo seria um lugar melhor se todos fossem vegetarianos?

Penso que sim, pois o vegetarianismo revela um sentimento de empatia para com os animais, mesmo eles estando em categorias biológicas diferentes da nossa. Desta forma, seria muito provável que este sentimento também se extendesse nas nossas relações interpessoais, ou seja, para com os nossos semelhantes (seres humanos), tornando a sociedade mais harmoniosa.


(3) Por que as pessoas se tornam vegetarianas?

Não sei em relação às outras pessoas, mas o principal motivo para eu ter me tornado vegetariano foi a indiginação perante o tratamento ao qual os animais são submetidos em diversos âmbitos da indústria (urbano, rural e até mesmo científico).

Conheci o termo "senciente", e isto me fez reconsiderar algumas das minhas condutas, fazendo com que eu, por fim, aderisse ao movimento.


(4) Você acha que os vegetarianos levam uma vida melhor do que os não-vegetarianos?

Aqui, temos que considerar dois aspectos, a questão fisiológica e a psicológica/neurológica. 

No primeiro caso, é cientificamente comprovado que o consumo excessivo de carne pode causar problemas no sistema digestino a longo prazo. Algo assim no consumo de verduras, legumes e grãos, não chegou ao meu conhecimento (desconsiderando os produtos transgênicos, no caso). 

Na questão psicológica/neurológica, temos a questão da liberação da dopamina durante o consumo de algum alimento. Entretanto, isso varia de pessoa para pessoa, pois, mesmo dentre as que consomem carne existem algumas que não se agradam com determinados tipos, como carne vermelha, por exemplo. Mesmo assim, isso não se enquadraria como uma atitude ética, mas apenas de "gosto". Por outro lado, temos os alimentos que não são de origem animal, que também nos provê a mesma dopamina. Logo, mais um ponto a favor do vegetarianismo.

Enfim, penso que o sinônimo de uma "vida melhor" vai além do que nós ingerimos. Existem diversos outros fatores a se considerar. No meu caso, particularmente, está ficando cada vez mais vaga a lembrança de quando eu consumia carne (quase todos os dias). 

Baseado em resultados de exames médicos, minha saúde está normal e tenho disposição para praticar diversas modalidades de atividade física, como corrida e musculação. Além disso, me sinto bem ao fazer, na medida do possível, cada vez mais para tornar a vida dos animais não humanos menos sofrida.


(5) Há algo prejudicial na dieta vegetariana?

Não. Mas a pessoa deve consumir uma grande variedade de alimentos que supram todas as vitaminas e nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.


(6) Quais são os três adjetivos que você usaria para descrever o vegetarianismo?

Saudável, consciente, libertário.


(7) O que aconteceria com a população de vacas se parássemos de comê-las?

Não diria que elas teriam uma vida melhor, pois ainda existiria a indústria dos laticínios. Mas se trocássemos o verbo "comê-las" para "explorá-las", penso que elas seriam muito mais "felizes". Também acho que se isso acontecesse nossa qualidade de vida não decairia de forma alguma. Apenas viveríamos em uma sociedade um pouco mais respeitosa.


(8) Albert Einstein disse: "Nada irá beneficiar a saúde humana e aumentar as chances de sobrevivência da vida na Terra, tanto quanto a evolução para uma dieta vegetariana". Você concorda?

Com certeza. A explicação para esta pergunta é embasada nas minhas outras respostas.


(9) Alguém perguntou uma vez: "Se os vegetarianos comem vegetais, o que os humanitários comem?" O que você acha?

Sem noção...


(10) Margi Clark disse: "Eu acho que se você quiser comer mais carne, você mesmo deveria matar e comê-la crua". O que você acha?

Discordo, pois sou contra qualquer tipo de consumo de carne, seja qual for a sua origem. Entretanto, esta frase traz uma reflexão. 

Muitas pessoas consomem carne, mas não estão conscientes do processo que ela passou até que chegasse às suas mesas. Assim, se elas tivessem conhecimento de como os animais são tratados neste processo, tenho certeza de que muitas reveriam suas atitudes.

Eu, particularmente, prefiro me informar por meio da leitura de textos filosóficos e científicos, ao invés de assistir a documentários. Não porque acho que documentários sejam apelativos, como afirmam carnistas, mas porque eu não tenho estômago para ver tamanha boçalidade.


STUDENT B's QUESTIONS

(1) O que você sabe sobre vegetarianismo?

Sei que o vegetarianismo não é uma dieta. Trata-se de um movimento que preza pelo respeito em relação à existência de todos os seres sencientes.


(2) Quais são os argumentos contra o vegetarianismo?

De que "as plantas sentem dor"...


(3) O que você acha que os vegetarianos pensam dos comedores de carne?

No meu caso, em particular, convivo com elas sem maiores problemas (minha mãe, por exemplo), desde que haja um respeito mútuo em relação às opiniões individuais. Entretanto, sempre quando conveniente, tento explicar os motivos e benefícios do vegetarianismo.


(4) Ajudaríamos a salvar o planeta se fôssemos todos vegetarianos?

Penso que sim, pois o ramo da agropecuária é um dos que mais desmata. Ou seja, já haveriam melhorias em questões relacionadas ao meio ambiente.


(5) Uma dieta vegetariana é mais saudável que uma dieta de carne?

Sim, desde que a pessoa consuma diferentes tipos de alimentos para suprir todas as vitaminas e nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.


(6) O que é um vegetariano estrito?

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, o vegetariano estrito não utiliza nenhum produto de origem animal na sua alimentação.


(7) Seremos todos vegetarianos no futuro?

Não sei dizer, mas já vi pesquisas apontando que o número de pessoas vegetarianas/veganas tem aumentado consideravelmente nos últimos anos.


(8) Gandhi disse: "Na minha opinião, a vida de um cordeiro não é menos preciosa que a de um ser humano. Eu não estaria disposto a tirar a vida de um cordeiro pelo bem do corpo humano". O que você acha?

Concordo. Mesmo porque a o consumo de carne não é sinônimo de bem estar para o nosso organismo.


(9) K.D. Lang perguntou: "Todos nós amamos animais. Por que chamamos alguns de 'animais de estimação' e outros de 'jantar'?" O que você acha?

É o clássico caso da pessoa que 'ama' os animais, mas os come mesmo assim. 

Conforme disse anteriormente: Muitas pessoas consomem carne, mas não estão conscientes do processo que ela passou até que chegasse às suas mesas. Assim, se elas tivessem conhecimento de como os animais são tratados neste processo, tenho certeza de que muitas reveriam suas atitudes.

No final, elas iriam ter a mesma consideração que tem com os animais domésticos para com os animais de ambiente rurais etc.


(10) Paul McCartney disse: "Se os matadouros tivessem paredes de vidro, todos seriam vegetarianos". O que você acha?

Novamente a questão de conscientização sobre como a indústria funciona...

Nenhum comentário:

Postar um comentário