quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

A RAZÃO DE APRENDER

Estudos científicos revelam que o conhecimento é mais bem absorvido durante o aprendizado quando há satisfação no ato do estudo, ou seja, quando o assunto abordado é de nosso interesse. E isso me fez refletir sobre a minha inclinação no estudo de várias áreas do conhecimento, algumas com profundidade, outras, apenas por uma questão de curiosidade.

Apenas com um bom alicerce constituído pelos conhecimentos básicos, como português e matemática, poderei aprender de forma mais efetiva conhecimentos mais complexos, como outros idiomas e teoria dos números, por exemplo. Portanto, estudar tanto a linguagem que eu utilizo para me expressar - escrita e verbal - quanto o conhecimento matemático que venho adquirindo, serão imprescindíveis para que eu alcance meu objetivo na criação de ferramentas tecnológicas capazes de auxiliar as pessoas em determinado aspecto de suas vidas. 

Sendo um agente transformador, também é muito importante que eu entenda melhor a forma como a sociedade se organiza, se relaciona etc. E, para isso, tenho que estudar os modelos de governo e economias para tentar buscar uma forma de melhoria para a coletividade. Pois, minhas ações (ou resignação) influenciam a vida das pessoas - diretamente ou não, eu querendo ou não. Daí, a importância do conhecimento sociológico e das outras ciências sociais nesta questão.

No que se refere à Filosofia, penso que ela é a base para o pensamento crítico, para filtrarmos todas as ideias que são absorvidas pelos sentidos e não nos deixarmos iludir por falácias e “fake news”, como ocorre muito hoje em dia. Filosofar é praticar o autoconhecimento, questionar a existência e o sentido das coisas.

Prezo o existencialismo, mas não encaro a vida de forma pessimista. Para mim, se há algo ruim atormentando os meus pensamentos, na reflexão, encontro a cura. Se o mau é externo, como os parasitas que se aproveitam dos outros em benefício próprio, sei que existem pessoas, assim como eu, que estão fazendo o que está ao seu alcance para tentar mudar isso. Mesmo que não seja uma revolução (imediata), um dia, a mudança há de acontecer.

(As ideias de Aaron Swartz me inspiraram bastante ao escrever este texto.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário