O fotojornalista Steve McCurry precisa de pouca coisa na mira de sua câmera para transformar algo supostamente banal em uma imagem forte e reveladora. Autor da icônica foto de uma menina afegã olhando impiedosamente com seu par de olhos verdes para a câmera, McCurry é capaz de transformar uma imagem absolutamente específica e particular em um sentimento universal, da mesma forma que a leitura é capaz – e esse é o tema de um de seus trabalhos mais recentes: pessoas, ao redor do mundo, simplesmente lendo.
Espécie de hábito sem tempo nem espaço, dividido por qualquer sociedade, geração ou gênero, pouca coisa pode ser tão universal e ao mesmo tempo particular como a leitura. Entre a comunhão e a solidão, a capacidade de absorver seu leitor e transporta-lo para outro mundo, esteja ele onde estiver, é que moveu o interesse e as lentes de McCurry.
“Somos todos diferentes e todos o mesmo. Me encanta que seja você incrivelmente rico e sofisticado ou alguém vivendo nas ruas do terceiro mundo ou em uma sala de aula em um lugar remoto, o ato de ler é igual. É uma ligação comum na humanidade, algo que todos fazemos independentemente de onde estamos economicamente ou socialmente”, afirma McCurry.
A seleção de fotos, batizada como On Reading (Sobre a leitura), é uma homenagem ao lendário fotógrafo húngaro André Kertész, que também publicou um livro com fotos de pessoas lendo. As imagens de McCurry foram reunidas ao longo de quatro décadas de suas viagens pelo mundo. Há, é claro, um texto para ser lido junto com as imagens, do premiado escritor Paul Theroux, e o livro pode ser adquirido pela Amazon.
Todas as fotos © Steve McCurry
Nenhum comentário:
Postar um comentário