Depois que criei este poema, decidi fazer uma pesquisa histórica sobre a origem e significado do meu nome e sobrenome - evitando as análises que provêm das pseudociências. No final, achei muito interessante tudo o que descobri, e também algumas das relações que podem ser feitas com a minha pessoa, como a questão da poesia "concreta" (concreto, brita, Brito).
"DANIEL"
Nasci e cresci em um ambiente religioso, no entanto, atualmente, sou ateu:
Daniel: Significa “o Senhor é meu juiz”, “Deus é meu juiz”.
O nome Daniel tem origem no hebraico Daniyyel e é formado pela junção dos elementos dan, que significa literalmente “aquele que julga, juiz” e El, que quer dizer “Senhor, Deus”, o que resulta em “o Senhor é meu juiz”.
O nome já era encontrado na Inglaterra anteriormente à conquista normanda como nome de monges ou bispos, mas caiu em desuso após um período de popularidade nos século XIII e XIV, sendo reavivado no século XVII, assim como outros nomes bíblicos. Em Portugal foi encontrado em documentos datados da primeira metade do século XVI.
Daniel foi adotado na Irlanda para substituir o nativo Domhnal e, no País de Gales, foi trocado por Deiniol.
Daniel foi um dos profetas hebreus que tem sua história contada na Bíblia, no livro que leva o seu nome. Viveu durante o cativeiro dos judeus na Babilônia, onde previa os sonhos da corte real, chegando a apresentar quatro visões apocalípticas, também relatadas no livro de Daniel.
O profeta é conhecido até hoje, principalmente, por ter saído intacto quando atirado numa cova com vários leões.
"BRITO"
Brito: Significa “forte e resistente”.
Brito é um sobrenome de origem portuguesa, classificado como toponímico, ou seja, o seu surgimento está relacionado com uma localização geográfica.
De acordo com os registros históricos, as bases da família Brito teriam se formado na vila de Brito, no concelho de Guimarães, entre o rio Ave a Portela dos Leitões, em Portugal.
D. Soeiro de Brito teria sido o patriarca desta família, dono do solar “Ribeira de Brito”, localizado na vila de Brito.
As origens desta família são bastante remotas. Passou por vários momentos de decadência e ascensão nobiliárquica.
Alguns etimologistas acreditam que a origem deste nome esteja no termo latino brittus, que supostamente estaria relacionado com “pedra” ou “brita”, simbolizando “durabilidade”, “resistência” e “força”.
Outros estudiosos consideram como primeiro portador deste sobrenome Artur de Britto, que teria vivido em 1033. Esta informação sugere que a família Brito é mais antiga do que a fundação de Portugal.
A família Brito chegou ao Brasil através do processo de colonização dos portugueses.
Uma das personalidades mais conhecidas com este sobrenome é o artista plástico Romero Britto, natural de Pernambuco, Brasil, mas radicado nos Estados Unidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário