sábado, 15 de janeiro de 2022

ESL DISCUSSIONS - LIVROS




STUDENT A's QUESTIONS

(1) Qual a importância dos livros para você?

Para mim, os livros ainda continuam sendo um fonte inestimável de conhecimento. Atualmente, mesmo com a existência de diversos vídeos e blogs sobre tecnologia, também recorro à leitura de vários títulos técnicos, os quais ajudam bastante na minha evolução como desenvolvedor de software.


(2) Como seria a vida sem livros?

Difícil imaginar exatamente como seria um mundo sem livros, pois eles foram (e são) utilizados para legar diferentes saberes de geração em geração. Sem eles, provavelmente, a história iria se perder.


(3) Que tipos de livros você gosta?

No momento, tenho comprado e lido bastante livros técnicos, sobre desenvolvimento de software no geral.


(4) Você prefere livros de bolso ou de capa dura?

Depende do conteúdo. Livros de bolso, geralmente de literatura, são bastante práticos para levar em viagens ou coisas do tipo. Já livros de capa dura, como dicionários e enciclopédias, são bons se o manuseio é muito constante, pois evita danificá-los.


(5) Se você escrevesse um livro, sobre o que escreveria?

Na verdade, já escrevi dois livros de poesia, o PROTESTIZANDO (2015) e o A LER VAZIOS (2016). No primeiro, abordo diversos assuntos, como reflexões existenciais, relações amorosas, indignações e tudo mais. No segundo, publiquei algumas das minhas experimentações poético-visuais, ou seja, voltadas para o campo da poesia concreta.


(6) Se você pudesse ter apenas um livro para o resto de sua vida, qual seria e por quê?

Meu livro A LER VAZIOS, talvez.


(7) Você acha que a Internet fará os livros desaparecerem?

Não, mas fará os livros mais acessíveis por meios digitais.


(8) O que você acha da ideia dos e-books?

Muito interessante. Inclusive, recentemente, comprei um Kindle para ler algumas obras que não vejo a necessidade de adquirir a versão física, até por questões de espaço na estante para guardar todas elas. Além disso, outro fator relevante é a diminuição no uso de papel, que, consequentemente, ajuda na preservação do meio ambiente.


(9) Que livro você recomendaria para crianças?

Literatura infantil, quadrinhos, mangás ou coisas do tipo.


(10) Quantos livros você já leu em inglês?

Não faço ideia, pois não realizo nenhum tipo de contagem das minhas leituras.

 
STUDENT B's QUESTIONS

(1) Quem é o seu autor favorito?

Gosto muito de Paulo Leminski. Seu estilo poético, inclusive, me inspira bastante.


(2) O que você acha da ideia do Google de colocar todos os livros do mundo na internet, acessíveis gratuitamente?

Democratizadora.


(3) Por que nem todo mundo gosta de ler?

Diversos fatores, por exemplo, dificuldade em manter a atenção.


(4) Você prefere guardar os livros que lê?

Sim, prefiro livros físicos ao invés dos digitais, justamente para dar uma folheada e revisitar o conteúdo quando conveniente.


(5) Qual é o maior número de vezes que você leu o mesmo livro?

Acho que nunca li um livro mais de uma vez.


(6) O que é melhor, o livro ou o filme?

Livros, pois são mais detalhados e estimulam a imaginação.


(7) Você prefere ficção ou não-ficção?

No momento, não-ficção.


(8) Você passa muito tempo navegando em livrarias?

Já passei muito tempo procurando (e adquirindo) livros no Estante Virtual, mas, atualmente, tenho comprado pela Amazon, pois a variedade e disponibilidade de títulos técnicos é maior.


(9) Você já leu a última página antes de começar a ler um livro?

Nunca. Mas nos últimos tempos, sempre tenho dado uma folheada do início ao fim, para ter uma ideia do conteúdo que irei me aprofundar (no caso de livros técnicos).


(10) Com que frequência você quer que a história de um livro nunca termine?

Raramente. Acho que isto só aconteceu quando li o mangá do Death Note.

Nenhum comentário:

Postar um comentário