quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

CONSIDERAÇÕES SOBRE O LANÇAMENTO DE FORMA INDEPENDENTE DO MEU PRIMEIRO LIVRO: PROTESTIZANDO - BIÊNIO POÉTICO (2015)

Foi muito difícil o processo de confecção do meu primeiro livro, visto que eu fui responsável por todo o trabalho, das artes ilustrativas até diagramação e revisão.

Fui ousado, admito. Pois apesar de não ser tão conhecido na cena poética (dentre outros espaços) eu tive a coragem de expor alguns dos meus versos e pensamentos que foram escritos de 2012 à 2014. Escrevi a minha própria orelha em terceira pessoa (até hoje pessoas me perguntam quem é Sophia) de modo que introduzi o conteúdo do livro e expliquei o meu propósito existencial.

A introdução do livro também ficou por minha conta. Nela eu explico o meu processo de criação, inspirações e falo um pouco sobre mim e o que espero nesta caminhada.

Gosto muito da diagramação dele, foi muito difícil idealizar e organizar tantos poemas/poemetos de modo que as páginas não ficassem poluídas e/ou com "temas desconexos", por isso, decidi organizar por capítulos.

Depois de concluído, o próximo passo foi procurar alguma gráfica acessível para imprimí-lo. Não foi muito difícil. Depois de alguns emails trocados, veio a prova virtual (como o livro ficará quando impresso em relação a cortes de sangria, margens etc.). Aprovei. Pouco tempo depois, num dia inesperado, minha mãe avisa que chegaram algumas caixas para mim. Eram eles "em carne e osso".

Não sei descrever ao certo o que senti ao folhear um exemplar que tirei da caixa, foi um mix de vários sentimentos, enfim, estava com um filho em mãos.

Foi então que comecei a entrar em contato com as pessoas organizadoras de saraus e slams para marcar alguns lançamentos. Todos estes encontros foram mágicos, pois fiz novas amizades e adquiri/propaguei ideias. Dentre todos estes encontros, o que mais marcou foi o Sarau do Grajaú no dia 28/02/15, pois foi a primeira vez que a minha mãe, orgulhosamente, comparecia a um sarau para ver o lançamento do livro do seu primogênito.

Além dos lançamentos em saraus e slams, também recebi convites para ir em escolas para fazer um bate-papo com os estudantes e explicar como é lançar um livro de forma independente: os anseios, medos, realizações etc. Uma experiência e tanto, visto que há pouco tempo atrás, eu estava sentado naquelas cadeiras como estudante (do ensino médio).

Enfim, mais um ano se passou, e a inspiração veio me visitar todos os dias, me proporcionando momentos de insights criativos em relação a poesia concreta-visual-experimental. E no decorrer do ano, trabalhei pesado na lapidação de diversas ideias e consegui concluir mais um livro (A LER VAZIOS), que lançarei em breve.

Com o objetivo alcançado na venda da minha primeira obra (conseguir pelo menos o dinheiro que investi para uma reimpressão do livro), decidi liberá-la para visualização e download gratuito, visto que nem todas as pessoas conseguirão ter acesso ao físico por motivos diversos. Mas claro que existem aquelas pessoas (como eu) que preferem a obra física (e com dedicatória) para folhear, ler, reler, pegar, presentear etc... Para estas, entrar em contato comigo pelo Facebook, email, celular ou pessoalmente, se preferir.

Sem mais para o momento. Façam uma boa leitura e aguardem a minha próxima obra, A LER VAZIOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário