quarta-feira, 8 de abril de 2015

POESIA MARGINAL - TODA MATÉRIA

A Poesia Marginal ou a Geração Mimeógrafo, surge na década de 70 no Brasil, de forma a representar o movimento sociocultural que atingiu as artes (música, cinema, teatro, artes plásticas) sobretudo, a literatura, e influenciou diretamente na produção cultural do país.

Sendo assim, esse movimento dito "marginal", absorveu o grito silenciado pela Ditadura Militar e, portanto, a união de artistas em geral, agitadores culturais, educadores e professores, fez com que buscassem uma forma de divulgação da arte e da cultura brasileira, reprimida pelo sistema totalitário que vigorava no país.

Para tanto, inspirado nos movimentos de contracultura, a denominação “Geração Mimeógrafo” remete justamente à sua principal característica, ou seja, a substituição dos meios tradicionais de circulação de obras para os meios alternativos de divulgação empregado pelos artistas independentes ou os “representantes da cultura marginal”, os quais sentiram a necessidade de se expressarem e, sobretudo, divulgarem suas ideias.

Dessa forma, a partir desse movimento revolucionário literário, a produção poética “fora do sistema” era divulgada pelos próprios poetas a partir de pequenas tiragens de cópias, que realizam nos toscos folhetos mimeografados, os quais vendiam sua arte a baixo custo, nos bares, praças, teatros, cinemas, universidades, dentre outros.

Numa das vertentes desse movimento sociocultural e artístico, surge notadamente a “Poesia Marginal”, aquela que abrolha do cerne da periferia, representando a voz da minoria. Nesse ínterim, os poetas marginais recusam qualquer modelo literário, de forma que não se “encaixam” em nenhuma escola ou tradição literária.

A poesia marginal é formada, em sua maioria, por pequenos textos, alguns com apelo visual (fotos, quadrinhos, etc.), absorvidos por uma linguagem coloquial (traços da oralidade), espontânea, inconsciente, a partir de temática cotidiana e erótica, permeadas de sarcasmo, humor, ironia, palavrões e gírias da periferia. Desse movimento marginal surgem poetas que se destacaram como Chacal, Cacaso, Paulo Leminki e Torquato Neto.

No campo musical, destacam-se Tom Zé, Jorge Mautner, Luiz Melodia e nas artes plásticas Lygia Clark e Hélio Oiticica se identificam com o movimento. Uma das frases mais conhecidas do artista Hélio Oiticica demostra sua proximidade com a Geração Mimeógrafo: “Seja Marginal Seja Herói”.


Principais Autores

Segue os poetas que mais se destacaram na "Geração Mimeógrafo":

Cacaso

Antônio Carlos Ferreira de Brito, conhecido como Cacaso (1944-1987), foi um dos maiores representantes da poesia marginal, sendo uma das vozes que colaborou com o grito de liberdade, o qual o país almejava diante da repressão causada pela ditadura. Podemos notar essa temática expressa em muitos de seus versos, por exemplo no Poema “Lar doce lar”: “Minha pátria é minha infância: por isso vivo no exílio”.

Cacaso, mineiro nascido em Uberaba, foi escritor, professor, crítico e letrista. Deixou um grande legado para a literatura brasileira, com mais de 20 cadernos, alguns em forma de diários, com poemas, fotos e ilustrações. Algumas obras que merecem destaque: A palavra cerzida (1967), Grupo escolar (1974), Beijo na boca (1975), Segunda classe (1975), Na corda bamba (1978) e Mar de mineiro (1982).

Chacal

Nascido no Rio de janeiro em 1951, o nome “Chacal” é o pseudônimo de Ricardo de Carvalho Duarte, que junto à Cacaso destacou-se como poeta marginal na geração mimeógrafo. Chacal é poeta e letrista brasileiro; mimeografou sua obra “Muito Prazer”, em 1971. Outras obras que merecem destaque: Preço da Passagem (1972), América (1975), Quampérius (1977), Olhos Vermelhos (1979), Boca Roxa (1979), Tontas Coisas (1982), Drops de Abril (1983), Comício de Tudo (1986), Letra Elétrika (1994), Belvedere (2007).

Leminski

Poeta Curitibano e grande representante da poesia marginal, Paulo Leminski Filho (1944-1989), durante sua vida atuou como crítico literário, escritor, tradutor e professor. Escreveu contos, poemas, haicais, ensaios, biografias, literatura infanto-juvenil, traduções e, além disso, realizou parcerias musicais. Publicou seus primeiros poemas na revista concretista “Invenções” e colaborou com outras revistas de vanguarda.

Algumas de suas obras que merecem destaque: Catatau (1976), Curitiba, Etecetera (1976), Não fosse isso e era menos/ não fosse tanto e era quase (1980), Caprichos e relaxos (1983), Jesus (1984), Distraídos Venceremos (1987), Agora É que São Elas (1984), Metamorfose, uma viagem pelo imaginário grego (1994). Segue abaixo, uma poesia que esboça sua temática marginal:

“Marginal é quem escreve à margem,

deixando branca a página

para que a paisagem passe

e deixe tudo claro à sua passagem.

Marginal, escrever na entrelinha,

sem nunca saber direito

quem veio primeiro,

o ovo ou a galinha”.

Francisco Alvim

Poeta mineiro nascido em Araxá em 1938, Francisco Soares Alvim Neto é escritor e diplomata brasileiro. Destacou-se na poesia marginal com poemas curtos e uma linguagem coloquial, do qual fez parte do grupo inicial dos poetas marginais “Frenesi”, ao lado de Cacaso e Chacal. Algumas obras: Sol dos Cegos (1968), Passatempo (1974), Dia sim dia não (1978), Festa e Lago, Montanha (1981), Poesias Reunidas (1988), O Elefante (2000), O Metro Nenhum (2011).

Torquato Neto

Poeta piauiense, Torquato Pereira de Araújo Neto (1944-1972) foi escritor, jornalista, cineasta (ator e diretor) e letrista de música popular. Organizou a revista de poesias vanguardistas “Navilouca” (1974) e participou dos movimentos de contracultura como a Tropicália, o Concretismo e a Poesia Marginal.

Nas palavras do artista: “Escute, meu chapa: um poeta não se faz com versos. É o risco, é estar sempre a perigo sem medo, é inventar o perigo e estar sempre recriando dificuldades pelo menos maiores, é destruir a linguagem e explodir com ela (…). Quem não se arrisca não pode berrar”. Sua obra que mais se destacada, disposta em dois volumes é: “Torquatália: do lado de dentro” e "Geleia Real”, publicada postumamente, em 2005. Com apenas 28, cometeu suicídio, na cidade do Rio de Janeiro.

Ana Cristina César

Poetisa, tradutora e crítica literária carioca, Ana Cristina César (1952-1983) é considerada uma das principais figuras femininas da geração mimeógrafo, com a publicação de edições independentes: “Cenas de Abril” e “Correspondência Completa”. Além dessas, outras obras: Luvas de Pelica (1980), Literatura não é documento (1980), A Teus Pés (1982), Inéditos e Dispersos (1985). Comete suicídio, aos 31 anos no Rio de Janeiro ao se atirar da janela de seu quarto.

Nicolas Behr

Nicolas Behr é poeta brasileiro nascido em Cuiabá, em 1958. Grande representante da Geração mimeógrafo e da Poesia Marginal. Lançou sua primeira obra mimeografada em 1977, intitulada “Iogurte com farinha”. Outras obras que merecem destaque: Grande Circular (1978), Caroço de Goiaba (1978), Chá com Porrada (1978), Com a Boca na Botija (1979), Brasiléia Desvairada (1979), L2 Noves Fora W3 (1980), Porque Construi Braxília (1993), Segredo Secreto (1996), Umbigo (2001), dentre outras.


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