segunda-feira, 1 de maio de 2023

ESL DISCUSSIONS - FINANÇAS




STUDENT A's QUESTIONS

(1) O que vem à sua mente quando você ouve a palavra ‘finanças’?

No meu caso, dinheiro e planilhas para controle de gastos e investimentos.


(2) Você acha que as finanças têm significados diferentes para pessoas diferentes?

Penso que as finanças possuem diferentes significados não só para pessoas, mas também para empresas, organizações e governos. Nos últimos casos, podem abranger um contexto bastante amplo, pois envolvem diferentes países, moedas etc.
 

(3) Você está feliz com o estado de suas finanças?

Não, pois acho que preciso gerenciar melhor a minha renda passiva.


(4) Você acha importante que as crianças aprendam sobre finanças na escola?

Acho que seria interessante o ensino de coisas bastante básicas, a fim de pavimentar o acesso aos conceitos mais densos no decorrer da vida.


(5) Você tem interesse em ler notícias sobre o mundo financeiro?

Particularmente, não me interesso muito, isto é, não consumo de sites especializados no assunto. Porém, sempre leio algumas notícias aleatórias na internet.


(6) Você é bom em economizar e cumprir orçamentos?

Sim. Desde os 16 anos de idade, após ganhar meu primeiro salário, possuo uma planilha que utilizo para gerenciar minhas despesas.


(7) Você tem interesse em falar com um consultor financeiro pessoal?

Seria bem conveniente no período de declaração do Imposto de Renda.


(8) Você já arriscou dinheiro nos mercados financeiros?

Nunca. Sou leigo no assunto.


(9) O ministro/secretário de finanças de seu país faz um bom trabalho?

Ainda é difícil afirmar algo, uma vez que o governo acabou de completar 100 dias. Pelo que acompanho na mídia, algumas ações do Fernando Haddad têm sido bastante elogiadas, como o Arcabouço Fiscal.


(10) É melhor guardar o dinheiro debaixo da cama?

Melhor em algum lugar no qual ele possa render.


STUDENT B's QUESTIONS

(1) O que abrange a área de ‘finanças’?

Com a ajuda do ChatGPT, podemos dizer que: A área de finanças abrange uma ampla gama de tópicos, incluindo gestão financeira, contabilidade, investimentos, análise financeira, planejamento financeiro, bancos, seguros, mercado financeiro, entre outros. Em geral, a área de finanças se preocupa com a alocação e gestão de recursos financeiros de uma organização ou indivíduo, bem como com a tomada de decisões financeiras estratégicas e a gestão de riscos financeiros.


(2) Quais decisões financeiras pessoais você teve que tomar recentemente?

Organizar um plano de depósito para comprar alguns itens a longo prazo, e manter uma reserva considerável para possíveis imprevistos.


(3) Quais são as maiores decisões financeiras pessoais que você terá que tomar?

Relacionadas a adquirir minha própria casa e, talvez, um veículo, num futuro não muito distante.


(4) Que tipos de decisões os executivos devem tomar em relação a finanças?

De forma geral, decisões que maximizem os lucros da empresa.


(5) Você gostaria de trabalhar com finanças?

Não. Apenas gosto de saber o básico para poder gerenciar as minhas contas.


(6) O que seus pais lhe disseram sobre finanças?

Quando era mais novo, minha mãe me presenteou com o livro Pai Rico, Pai Pobre.


(7) Você tem cabeça para finanças?

Não é muito a minha praia, isto é, ler notícias diárias sobre o assunto, me informar como está a bolsa, o mercado e tudo mais. Admito que busco entender o básico, mas não tenho interesse em me especializar nesta área.


(8) Você gasta muito tempo e energia organizando suas finanças?

Atualmente, nem tanto, pois, com a planilha que criei, todo o processo de organização e planejamento ficou bem mais fácil.


(9) As pessoas que sempre falam sobre dinheiro e finanças te aborrecem?

Falar APENAS sobre isso, aborrece. Existem tantos outros assuntos interessantes para serem tratados. 


(10) Você está preocupado com sua segurança financeira na velhice?

Mesmo contribuindo com taxas como FGTS e afins, não acho que estou fazendo o suficiente ainda. Preciso melhorar mais neste quesito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário