segunda-feira, 4 de junho de 2018

PARA ALÉM DA TEORIA

Recentemente, Feross Aboukhadijeh me fez perceber que apenas focar as minhas energias em leituras e vídeo-aulas, como venho fazendo ultimamente, não vai me levar aonde eu quero ir.

Em relação ao que aprendo, procuro ser o mais pragmático possível, sempre tentanto encontrar uma forma de aplicar o conhecimento aquirido na minha forma de conduta ou como vejo o mundo ao meu redor. Entretanto, nos últimos tempos, para mim tudo tem sido teoria e mais teoria - para não dizer que é tudo, algumas listas de exercícios e trabalhos ainda salvam. Mas as disciplinas estão consumindo todo o meu tempo. Sinto que estou apenas estudando para tentar tirar uma nota boa nas provas e trabalhos.

Gosto muito - muito mesmo - de aprender, mas não dessa forma. Sou um autodidata nato, e a forma de aprendizado na qual estou sendo submetido me frustra. Quase não me resta tempo para estudar outros assuntos que me interessam, ou para desenvolver projetos pessoais ou com os colegas.

Leio vários livros da bibliografia, assisto diversos conteúdos audiovisuais, mas para que? Apenas para reter o conhecimento? Não dá! É preciso aplicar todos estes saberes em algo concreto.

Decidi que a partir de agora vou começar a idealizar projetos e a tirá-los do papel, pois, só assim, realmente irei evoluir na arte de programar. Se eu não correr atrás de aprender outras linguagens de programação ou buscar outras informações além das adquiridas nas disciplinas, continuarei vivendo apenas na teoria.

Vamos ver o que isso irá me custar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário