quinta-feira, 16 de março de 2017

POESIA ENXADRISTA

Sempre gostei de xadrez, apesar de não jogar com frequência. Apenas de vez em quando contra a CPU.

Acontece que encontrei este software, Chessmaster Grandmaster Edition, que me deixou fissurado em aprender o raciocínio por traz das mentes geniais de pessoas como Bobby Fischer (considerado o Mestre) e Efim Geller (que conheci pelo programa).

Daí, lembrei que, ano retrasado, tinha desenvolvido um poema visual utilizando conceitos de xadrez, mas até eu acho que, na época, ele era praticamente indecifrável. Portanto, baseado em tudo que tenho aprendido, decidi criar a uma nova versão, cuja chave léxica é o movimento de cada peça no tabuleiro, onde, no final, cada quadrante irá representar uma letra e, no final, uma palavra.

Fica mais fácil se, quem for decifrar, souber o movimento que cada peça faz, bem como a nomenclatura que cada peça recebe, geralmente com a sigla uma inglês (k"N"ight, Cavalo / "R"ook - Torre).

Tive que fazer uma ampliação do tabuleiro para adaptar ao propósito, mas acho que, desta vez, quem tiver uma boa capacidade visual e raciocínio lógico irá decifrar.

(P.S.: Os cavalos são ambíguos, ou seja, dependendo do movimento das peças, não irá fazer sentido no final, por isso, é preciso prestar atenção, logo, o símbolo de exclamação na frente deles.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário