sexta-feira, 15 de julho de 2016

ESL DISCUSSIONS - ADOLESCÊNCIA

STUDENT A’s QUESTIONS

1) O que vem à mente quando você escuta a palavra ‘adolescência’?
Mudança.

2) O que é adolescência?
Adolescência é um período do desenvolvimento humano, cujo início e fim é relativo, dependendo da cultura. No Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a adolescência é o período que se estende dos 10 aos 19 anos de idade. O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria também consideram como adolescentes os indivíduos que se encontram nessa faixa etária. Já o Estatuto da Criança e do Adolescente define adolescência como o período compreendido entre os 12 e os 18 anos de idade.

3) O que acontece durante a adolescência?
Durante a adolescência, além das transformações físicas, há também todo um processo de transformação psicológica, familiar e social.

4) Adolescência é geralmente lembrada como uma época boa e feliz?
Penso que isso depende da estrutura familiar e ambiente social que cada jovem está inserido. Geralmente, muitas crianças crescem em lares cujas famílias são bastante desestruturadas e isso reflete de uma maneira negativa no seu desenvolvimento, fazendo com que esse período seja muito difícil, tanto fisicamente quanto psicologicamente falando.

No meu caso, apesar dos problemas que são muito comuns em diversos lares, sempre tive a ajuda dos meus pais, seja com alguns conselhos para me dar apoio moral em alguma situação ou até mesmo me emprestando dinheiro quando eu precisava de algo e não tinha condições de comprar. Em suma, houveram altos e baixos, mas considero que foi uma boa época da minha vida.

5) Quais problemas você teve na sua adolescência?
Acho que, assim como aconteceu comigo, alguns dos problemas mais evidentes nesta época, estão relacionados à socialização com os diversos grupos e tribos sociais, pois, às vezes, quando estamos inseridos em alguns deles, existem muitos preconceitos em relação aos outros. Atualmente, já passado esse período, vejo como tal pensamento é imaturo.

6) Você se importava se as pessoas gostavam ou não de você?
Sim. Eu poderia dizer que não, mas, neste período, há o pensamento de que, para socializar e ser aceito por determinado grupo social, às vezes, é necessário seguir algumas “regras”, como vestir-se de determinada maneira, utilizar determinado vocabulário etc. Logo, muitos jovens acabam aderindo a elas, pois fazem eles se sentirem inseridos neste meio.

7) Você se rebelava contra seus pais e professores?
Na escola, não que eu me lembre. Mas já passei por cima de algumas ordens dos meus pais em relação a sair para shows, festas e afins.

8) Quando você começou a se sentir como um adulto?
Acho que quando eu comecei a trabalhar, aos 16 anos, como jovem aprendiz. Pois, a partir daí, eu adquiri certas responsabilidades e uma certa independência, que me fizeram amadurecer e me tornar a pessoa que eu sou hoje.

9) Existem cerimônias ou celebrações em seu país para marcar a entrada na maioridade?
Não que eu saiba.

10) Quais preocupações e medos você teve na adolescência?
Depois que terminei o ensino médio, fiquei com certo receio em relação a qual curso eu deveria prestar vestibular, visto que, teoricamente, depois de formados, iremos atuar em tal área pelo resto de nossas vidas.

Gostar de ciência e tecnologia ajudou um pouco, mas estas são áreas de estudo muito vastas, portanto, foi difícil escolher uma dentre as diversas ramificações que estes campos apresentam. No final, acabei optando por Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que estou cursando atualmente na FATEC Zona Sul.


STUDENT B’s QUESTIONS

1) Existe algum termo para adolescência na sua língua?
Juventude. Uma palavra mais poética.

2) A adolescência é vista como uma época difícil para as crianças e adolescentes no seu país?
Sim. Tanto de um ponto de vista psicológico quanto social. Muitas crianças e jovens são muito carentes em diversos aspectos.

3) Você se desenvolveu precocemente ou tardiamente*?
Em relação a minha infância, aprendi a andar bem cedo. Segundo os relatos da minha mãe, eu aprendia as coisas com facilidade. O que também acontece atualmente. Já em relação a minha adolescência, fazendo uma comparação com os diversos resultados de estudos biológicos, creio que me desenvolvi de forma natural, gradativamente.

*Tradução livre para “Were you an early or late developer”?

4) Quais mudanças fisiológicas e psicológicas acontecem durante a adolescência?
As mudanças fisiológicas e psicológicas variam de pessoa para pessoa, dependendo dos genes que cada uma carrega e do meio onde elas estão inseridas.

As transformações físicas vão desde o crescimento dos ossos - e, consequentemente, da estrutura corporal - até o funcionamento do sistema hormonal. Tudo isso tem um impacto bastante considerável no nosso sistema psicológico, pois esta também é uma fase em que estamos ampliando o nosso grau de sociabilidade e lidando com as mais diferentes pessoas e situações diariamente.

5) Você sofreu com manchas e acne?
Sim. Algo normal quando ocorrem alterações hormonais.

6) Você foi um problema para os seus pais durante a sua adolescência?
Não... Exceto quando eu saia para as festas e rolês da vida sem autorização.

7) Quando você achou que já não era mais uma criança?
Quando os interesses começaram a mudar. Quando os brinquedos começaram a ficar de lado.  Quando, na escola, as aulas começavam a ficar mais complexas. Quando as responsabilidades começaram a aparecer.

8) O que você gostaria de reviver da sua adolescência?
Seria incrível jogar Mario Kart/Mario World/Street Fighter/Donkey Kong no Super Nintendo com meu amigo Lucas novamente. Ele faleceu há alguns anos atrás.

9) Qual conselho você gostaria de dar para os adolescentes de hoje em dia?
Ficar longe do crime e das drogas. Principalmente os jovens da periferia.

Apesar de eu começar a beber com 16 anos (estou parando, já estou há quase 2 meses sem ingerir bebida alcoólica), eu nunca me interessei por outros tipos de entorpecentes. Ao invés de me envolver com pessoas que poderiam me direcionar para tal caminho, optei por seguir meus estudos e sempre tentar dar algo melhor para minha família, mesmo porque se não fosse pelo apoio dela, eu poderia ter me desviado de um caminho próspero e ir parar em um precipício.

10) Você acha que os adolescente de hoje em dia são mais maduros que os de quando você estava crescendo?
Isso depende do nível de educação que cada um recebe. Existe uma porção de adolescentes que são muito mais maduros que muitos adultos por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário