quarta-feira, 26 de março de 2014

O QUE SÃO ZINES?

Zines ou Fanzines são um meio de comunicação independente, feitos por adeptos de determinadas subculturas, englobando todo tipo de temas: poesia marginal, música, feminismo, vegetarianismo, veganismo, cinema, jogos de computador, vídeo-games e qualquer outro tema que a imprensa oficial não trata com profundidade, e assume usualmente, mas não necessariamente, uma determinada postura política. 

São geralmente xerocados ou mimeografados e trocados entre pessoas em eventos ou distribuídos gratuitamente.

Seu uso foi marcante na Europa, especialmente na França, durante os movimentos de contra-cultura, de 1968. Graças a vários movimentos, os fanzines são uma ferramenta amplamente difundida de comunicação impressa de baixos custos. No Brasil, desde a década de 1980 até hoje, os "zines" se converteram no meio de veiculação de idéias mais usado por punks e anarquistas.

Atualmente, os zines também têm servido de suporte para a divulgação de arte, cujas publicações são produzidas pelos próprios artistas, geralmente de forma artesanal, em pequenas quantidades, que aproximam o público de forma íntima com a arte, que criam redes de pessoas e fomentam a criatividade dessa nova geração de artistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário