ATÉ MEUS DEZESSETE ANOS DE IDADE EU POUCO ESTUDAVA FORA DA SALA DE AULA, NÃO ERA UM LEITOR MUITO ÁVIDO E NÃO ME INTERESSAVA POR POESIA, MAS DESDE QUANDO TERMINEI O CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR, EM 2011, TENHO ORGANIZADO DIVERSOS PLANOS DE ESTUDOS NOS QUAIS EU APRENDA NÃO SÓ O CONTEÚDO DE UMA GRADE CURRICULAR, MAS INDO ALÉM, PESQUISANDO, LENDO E ESTUDANDO OS MAIS DIVERSOS ASSUNTOS A FIM DE FORMAR UM IDEÁRIO.
PERCEBO QUE NAQUELA ÉPOCA O MEU CONCEITO SOBRE APRENDER ERA OUTRO, ESTAVA MAIS FOCADO EM QUERER SABER O QUE ESTAVA ESCRITO (PENDENDO PARA O DECORAR), AO INVÉS DE PENSAR SOBRE O ASSUNTO, FAZENDO MINHAS CRÍTICAS E REFLEXÕES COM O INTUITO DE FORMAR UMA OPINIÃO.
TENHO PENSADO SOBRE ESTA QUESTÃO DO APRENDIZADO, NA QUAL VEJO QUE, MUITAS VEZES, HÁ APENAS A DECLAMAÇÃO DE PENSAMENTOS QUE FORAM LIDOS DE OUTROS AUTORES. NÃO PENSO QUE ISSO É ALGO RUIM, POIS LENDO SUAS OBRAS PODEMOS FORMAR NOVAS IDEIAS ACERCA DE CERTOS ASSUNTOS. É COMO DIZ ITALO CALVINO EM SEU LIVRO “POR QUE LER OS CLÁSSICOS”: “4. TODA RELEITURA DE UM CLÁSSICO É UMA LEITURA DE DESCOBERTA COMO A PRIMEIRA.” E “6. UM CLÁSSICO É UM LIVRO QUE NUNCA TERMINOU DE DIZER AQUILO QUE TINHA PARA DIZER.”. PORTANTO, COM BASE NESTE PENSAMENTO, PODEMOS REVER O NOSSO CONCEITO SOBRE APRENDER BASEADO NA LEITURA DE GRANDES FILÓSOFOS, TEÓRICOS E PENSADORES, QUE NOS LEGARAM SUA VASTA GAMA DE CONHECIMENTOS E TRABALHAR O NOSSO LIVRE PENSAR.
PARA MIM, ATUALMENTE, O APRENDER NÃO SE RESUME EM APENAS LEMBRAR O QUE CERTA PENSADORA ESCREVEU OU DISSE EM CERTA OBRA OU OCASIÃO, É FAZER CRÍTICAS, REFLETIR E ATÉ MESMO REFUTAR IDEIAS A FIM DE FORMAR UMA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO. PARA MIM, O APRENDER NÃO É SÓ ME ALIMENTAR DE TEXTOS E TEORIAS PARA DEPOIS VOMITAR TUDO O QUE FOI LIDO.
UMA IDEIA QUE PARTILHO SOBRE O CONHECIMENTO ADQUIRIDO COM BASE NO APRENDIZADO E NA LEITURA É: “A SABEDORIA, POR SUA VEZ, CONSISTIRIA NÃO APENAS NO CONHECIMENTO TEORÉTICO DAS ESSÊNCIAS, IDEIAS, CAUSAS OU PRINCÍPIOS DAS COISAS, MAS NA VIDA DE ACORDO COM ESSE CONHECIMENTO, POIS SÓ O ACORDO, OU A HARMONIA, DA VIDA TEORÉTICA E DA VIDA PRÁTICA PODERIA PROPORCIONAR A EUDAMONÍA, QUER DIZER, A ‘FELICIDADE’, RAZÃO DE SER DA FILOSOFIA.”.
“NUMA EVENTUAL DISCUSSÃO SOBRE COTAS RACIAIS, REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL, DESCRIMINALIZAÇÃO DAS DROGAS, APENAS PARA MOBILIZARMOS TEMAS PRESENTES NA AGENDA PÚBLICA BRASILEIRA, O SOCIÓLOGO NÃO É CAPAZ DE DAR A PALAVRA FINAL E MOBILIZA, A TODO O MOMENTO, AUTORES E CONCEITOS DE SUA TRADIÇÃO OS QUAIS O SENSO COMUM DESCONHECE. POR OUTRO LADO, NÃO É DESEJÁVEL QUE ELE SEJA CAPAZ DE ENCERRAR ESSAS E OUTRAS DISCUSSÕES, POIS A POSSIBILIDADE DE VISÕES PLURAIS QUANDO TRATAMOS DE ASSUNTOS DE NATUREZA MORAL É BEM-VINDA.”
TEMOS QUE APRENDER A APRENDER, A ENSINAR E A PRATICAR O QUE FOI APRENDIDO, DE FORMA QUE NOSSOS ATOS E OPINIÕES NUNCA SEJAM EMBASADOS SEM UM SENSO CRÍTICO, NEM QUE OS MESMOS SEJAM IMPOSTOS COMO UMA VERDADE ABSOLUTA, TEMOS QUE FAZER UM CONVITE À REFLEXÃO, A FIM DE TORNAR ESTA SOCIEDADE MAIS HARMONIOSA NA TROCA DE IDEIAS E NAS NOSSAS RELAÇÕES.
PERCEBO QUE NAQUELA ÉPOCA O MEU CONCEITO SOBRE APRENDER ERA OUTRO, ESTAVA MAIS FOCADO EM QUERER SABER O QUE ESTAVA ESCRITO (PENDENDO PARA O DECORAR), AO INVÉS DE PENSAR SOBRE O ASSUNTO, FAZENDO MINHAS CRÍTICAS E REFLEXÕES COM O INTUITO DE FORMAR UMA OPINIÃO.
TENHO PENSADO SOBRE ESTA QUESTÃO DO APRENDIZADO, NA QUAL VEJO QUE, MUITAS VEZES, HÁ APENAS A DECLAMAÇÃO DE PENSAMENTOS QUE FORAM LIDOS DE OUTROS AUTORES. NÃO PENSO QUE ISSO É ALGO RUIM, POIS LENDO SUAS OBRAS PODEMOS FORMAR NOVAS IDEIAS ACERCA DE CERTOS ASSUNTOS. É COMO DIZ ITALO CALVINO EM SEU LIVRO “POR QUE LER OS CLÁSSICOS”: “4. TODA RELEITURA DE UM CLÁSSICO É UMA LEITURA DE DESCOBERTA COMO A PRIMEIRA.” E “6. UM CLÁSSICO É UM LIVRO QUE NUNCA TERMINOU DE DIZER AQUILO QUE TINHA PARA DIZER.”. PORTANTO, COM BASE NESTE PENSAMENTO, PODEMOS REVER O NOSSO CONCEITO SOBRE APRENDER BASEADO NA LEITURA DE GRANDES FILÓSOFOS, TEÓRICOS E PENSADORES, QUE NOS LEGARAM SUA VASTA GAMA DE CONHECIMENTOS E TRABALHAR O NOSSO LIVRE PENSAR.
PARA MIM, ATUALMENTE, O APRENDER NÃO SE RESUME EM APENAS LEMBRAR O QUE CERTA PENSADORA ESCREVEU OU DISSE EM CERTA OBRA OU OCASIÃO, É FAZER CRÍTICAS, REFLETIR E ATÉ MESMO REFUTAR IDEIAS A FIM DE FORMAR UMA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO. PARA MIM, O APRENDER NÃO É SÓ ME ALIMENTAR DE TEXTOS E TEORIAS PARA DEPOIS VOMITAR TUDO O QUE FOI LIDO.
UMA IDEIA QUE PARTILHO SOBRE O CONHECIMENTO ADQUIRIDO COM BASE NO APRENDIZADO E NA LEITURA É: “A SABEDORIA, POR SUA VEZ, CONSISTIRIA NÃO APENAS NO CONHECIMENTO TEORÉTICO DAS ESSÊNCIAS, IDEIAS, CAUSAS OU PRINCÍPIOS DAS COISAS, MAS NA VIDA DE ACORDO COM ESSE CONHECIMENTO, POIS SÓ O ACORDO, OU A HARMONIA, DA VIDA TEORÉTICA E DA VIDA PRÁTICA PODERIA PROPORCIONAR A EUDAMONÍA, QUER DIZER, A ‘FELICIDADE’, RAZÃO DE SER DA FILOSOFIA.”.
“NUMA EVENTUAL DISCUSSÃO SOBRE COTAS RACIAIS, REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL, DESCRIMINALIZAÇÃO DAS DROGAS, APENAS PARA MOBILIZARMOS TEMAS PRESENTES NA AGENDA PÚBLICA BRASILEIRA, O SOCIÓLOGO NÃO É CAPAZ DE DAR A PALAVRA FINAL E MOBILIZA, A TODO O MOMENTO, AUTORES E CONCEITOS DE SUA TRADIÇÃO OS QUAIS O SENSO COMUM DESCONHECE. POR OUTRO LADO, NÃO É DESEJÁVEL QUE ELE SEJA CAPAZ DE ENCERRAR ESSAS E OUTRAS DISCUSSÕES, POIS A POSSIBILIDADE DE VISÕES PLURAIS QUANDO TRATAMOS DE ASSUNTOS DE NATUREZA MORAL É BEM-VINDA.”
TEMOS QUE APRENDER A APRENDER, A ENSINAR E A PRATICAR O QUE FOI APRENDIDO, DE FORMA QUE NOSSOS ATOS E OPINIÕES NUNCA SEJAM EMBASADOS SEM UM SENSO CRÍTICO, NEM QUE OS MESMOS SEJAM IMPOSTOS COMO UMA VERDADE ABSOLUTA, TEMOS QUE FAZER UM CONVITE À REFLEXÃO, A FIM DE TORNAR ESTA SOCIEDADE MAIS HARMONIOSA NA TROCA DE IDEIAS E NAS NOSSAS RELAÇÕES.
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