sábado, 22 de julho de 2017

A MÚSICA CLÁSSICA NOS DESENHOS ANIMADOS

Quando criança, eu não tinha consciência da temática das trilhas sonoras dos desenhos animados, mas, atualmente, quando escuto Liszt, por exemplo, sinto uma nostalgia ao lembrar de alguns deles.


* * *

Grande parte dos desenhos animados antigos está associada à música orquestrada. A combinação desses clássicos com o roteiro de desenho rendeu a criação de inesquecíveis episódios. Alguns filmes da Disney também usavam orquestras para sonorizar a animação. 

Mickey Mouse

Em um episódio de 1935 Mickey rege uma orquestra. A música do ensaio é “The William Tell Overture” - a introdução instrumental de “William Tell” (uma ópera em quatro atos de Gioacchino Rossini). O pato Donald, que vendia sorvetes ali perto, se empolga para participar e acaba incomodando os músicos com sua flauta. Conta-se que quando o maestro italiano Arturo Toscanini viu pela primeira vez esse desenho animado no cinema, ficou tão encantado que correu para a cabine de projeção e perguntou o projecionista se poderia executá-lo novamente.

Assista o episódio: http://bit.ly/P3LNJh


Os três porquinhos

Uma paródia de “Os 3 Porquinhos” (Three Little Pigs, EUA 1933) e “Fantasia” (EUA 1940) ao som de trechos de Brahms (Danças Húngaras - especificamente em ordem as de número 5, 7, 6 e 17), ganhou o Oscar de Melhor Curta de 1943. Brahms tem sua música considerada raramente retórica e é, com frequência, descrita como outonal, apaixonada e romântica embora controlada, refinada e privada de melancolia.

Veja o episódio: http://bit.ly/O2e3gt


Tom e Jerry

A dupla mais conhecida da televisão, Tom e Jerry, teve um episódio eleito como o melhor desenho animado em 1994. Nele, Tom é um pianista que executa um recital de "Hungarian Rhapsody No. 2" de Franz Liszt.

Acontece que, ao mesmo tempo em que o concerto acontecia, Jerry dormia dentro do piano. Furioso, o ratinho acorda e resolve atrapalhar a empolgada execução. Por fim, as intervenções de Jerry no piano acabam fazendo parte da música e o público direciona os aplausos a ele, que parecia fazer parte de uma cena ensaiada.

Não deixe de assistir: http://youtu.be/0sL1YNxHl2I


Pica Pau

O Pica-Pau é conhecido em seus episódios pelo comportamento atrevido. Entretanto, foi eleito, em 1944, o melhor desenho da história. Neste episódio, enquanto o dono da barbearia "Tony Figaro's" está fora, Pipa Pau resolve assumir o comando e cortar o cabelo de alguns clientes. O episódio recebe o nome de “Barbeiro de Sevilha” - uma das mais conhecidas e mais executadas de todos os tempos de Rossini interpretada pelo personagem.

Veja o desenho: http://youtu.be/Bdsidkox5U4


Fantasia

“Fantasia” é o terceiro filme de animação dos estúdios Disney e apresenta uma série de músicas clássicas conduzidas pelo regente Leopold Stokowski, onde sete delas foram executadas pela Orquestra de Filadélfia.

A trilha sonora inclui "Toccata e Fuga em Ré Menor", de Johann Sebastian Bach; "Suíte Quebra-Nozes", de Peter Llich Tchaikovsky; "O Aprendiz de Feiticeiro", de Paul Dukas; "Sagração da Primavera", de Igor Stravinsky; "Sinfonia Pastoral", de Ludwing Van Beethoven; "Dança das Horas", de Almicare Ponchielli; "Noite no Monte Calvo", de Modest Mussorgsky; e "Ave Maria", de Franz Schubert.

Aqui você encontra a trilha sonora.

 Eu, quando criança, aprendendo a tocar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário