domingo, 10 de setembro de 2023

GETTING THINGS DONE (DAVID ALLEN)

Foi uma leitura satisfatória, apesar de não ter sido tão agregadora, uma vez que diversas das técnicas apresentadas já aplico há algum tempo na minha rotina, seja por meio da utilização de softwares como Trello e Notion, bem como de uma agenda, que me acompanha desde os 16 anos. Neste sentido, destaco apenas o principal digrama que representa o workflow do framework GTD:


 A seguir, também listo algumas das principais ideias do livro:
  • Capturar Tudo: Uma das ideias fundamentais é que você deve capturar todas as suas tarefas, compromissos, ideias e projetos em um sistema confiável. Isso significa tirar todas essas coisas da sua mente e colocá-las em algum lugar onde você possa revisá-las regularmente.
  • Clarificar as Ações a Serem Tomadas: Para cada item capturado, você deve esclarecer qual é a próxima ação concreta que precisa ser realizada para avançar. Isso evita que as tarefas sejam vagas e difíceis de abordar.
  • Organizar por Contexto: É importante organizar suas tarefas por contexto, ou seja, onde e quando você pode realmente realizá-las. Isso ajuda a abordar as tarefas de maneira eficaz, pois você pode agrupar atividades semelhantes.
  • Usar Listas e Pastas: Organize suas tarefas e projetos em listas, pastas ou categorias relevantes. Isso permite que você encontre rapidamente o que precisa e saiba exatamente onde procurar para encontrar suas tarefas.
  • Revisão Regular: Faça revisões regulares de suas tarefas, projetos e objetivos. Isso pode ser feito diariamente, semanalmente ou mensalmente, dependendo do que funciona melhor para você. As revisões garantem que você esteja sempre focado no que é mais importante.
  • Faça, Delegue ou Adie: Quando se deparar com uma tarefa, decida se pode fazê-la imediatamente (se levar menos de dois minutos), se pode delegá-la a outra pessoa ou se deve adiá-la, adicionando-a à sua lista de afazeres com uma ação clara.
  • Tenha um Sistema Confiável: Confie plenamente em seu sistema. Sabendo que você capturou tudo e organizou de forma eficaz, você pode confiar no seu sistema para orientar suas ações, o que ajuda a reduzir o estresse e a manter o foco.
  • Mente como Água: O objetivo final do método GTD é alcançar um estado de "mente como água". Isso significa ter uma mente clara e tranquila, pronta para responder ao que a vida lhe apresenta, sem ser sobrecarregada por informações não processadas ou tarefas pendentes.


quinta-feira, 7 de setembro de 2023

ESL DISCUSSIONS - FILOSOFIA


https://esldiscussions.com/p/philosophy.html



STUDENT A's QUESTIONS


(1) O que vem à mente quando você ouve a palavra “filosofia”?


Grécia.



(2) Você gosta de filosofia?


Sim, mas não a nível de seguir carreira acadêmica.



(3) Você acha que a filosofia é importante?


Com certeza. A propósito, um dos principais motivos que me fez começar a responder os questionários do ESL Discussions foi justamente me aproximar mais do pensamento filosófico, refletir e aprender mais sobre as coisas.



(4) Qual é a sua filosofia de vida?


Carpe Diem. Tentar aproveitar a vida ao máximo com os recursos que possuo.



(5) Você gostaria de estudar filosofia?


Na verdade, de certa forma, eu estudo, mas de maneira autodidata. Inclusive, o Crash Course - Philosophy é um recurso muito interessante para tal.



(6) Qual é a diferença entre a filosofia ocidental e outras filosofias?


A principal diferença entre a filosofia ocidental e outras tradições filosóficas reside em suas origens históricas, enfoques metodológicos e preocupações filosóficas. A filosofia ocidental tem raízes na Grécia Antiga e enfatiza a lógica, a argumentação e a análise crítica para explorar tópicos como ética, política e epistemologia. Por outro lado, tradições filosóficas não ocidentais, como a filosofia chinesa e indiana, frequentemente priorizam métodos diferentes, como meditação e contemplação, e se concentram em questões espirituais, morais e cosmológicas. Além disso, as influências culturais e históricas únicas moldaram suas respectivas abordagens e conceitos filosóficos, resultando em diversidade e perspectivas distintas nas várias tradições filosóficas ao redor do mundo.



(7) O que a filosofia pode lhe ensinar?


Sobre o universo ao meu redor e o próprio autoconhecimento.



(8) Qual é a sua filosofia ao estudar inglês?


Principalmente, habilitar meu entendimento sobre uma linguagem estrangeira, a qual, neste caso, é amplamente falada no contexto do desenvolvimento de software, área que atuo profissionalmente. Fora isso, também me permitir compreender conteúdos presentes em livros, filmes e séries, sem precisar procurar por versões traduzidas ou dubladas.



(9) Você já leu algum livro de filosofia?


Sim. Inclusive, possuo alguns como. Atualmente, tenho focado nos estóicos, como Sêneca. Recentemente, concluí a leitura de Cartas de um Estóico. Além disso, também possuo um livro bem interessante, o História Ilustrada da Filosofia, que ganhei de presente de uma amiga.



(10) Qual é a filosofia mais básica que os humanos deveriam seguir?


Difícil escolher apenas uma. Dentre elas, podemos citar: Ética e Respeito; Honestidade e Integridade; Justiça e Equidade; Responsabilidade Pessoal; Busca pelo Conhecimento (minha escolha pessoal); Generosidade e Solidariedade; Equilíbrio e Bem-estar; e Respeito ao Meio Ambiente. 



STUDENT B's QUESTIONS


(1) O que exatamente é filosofia?


A Filosofia é uma disciplina intelectual que busca compreender o mundo, a existência humana e as questões fundamentais da vida por meio da reflexão crítica e do questionamento sistemático. Ela explora questões sobre a natureza da realidade, conhecimento, moralidade, significado da vida e muitos outros tópicos complexos, frequentemente desafiando suposições e buscando respostas por meio do raciocínio lógico e do diálogo. A Filosofia não apenas busca respostas, mas também promove a análise profunda, a ampliação da compreensão e o desenvolvimento do pensamento crítico, contribuindo para a reflexão sobre as questões mais profundas e significativas da existência humana.



(2) A filosofia é difícil?


Depende do assunto sendo abordado. Já me deparei com alguns, como os pensamentos de Heidegger, que entendi quase nada. Por outro lado, a filosofia dos estóicos é mais “palpável” e podemos até aplicá-la no nosso cotidiano.



(3) Quem é o maior filósofo que você conhece?


Gosto bastante de Sócrates. Tenho até alguns poemas que fazem menção a ele, como POETA SÓCRATES e SÓCRATES, O PERIGO DO PODER.



(4) Qual é a sua filosofia de educação?


A educação deve ser acessível a todos, independentemente de sua origem, raça, gênero ou condição econômica. Reconhecer que cada aluno é único e tem diferentes estilos de aprendizado, ritmos e necessidades, adaptando o ensino de acordo. A educação deve visar ao desenvolvimento não apenas do conhecimento acadêmico, mas também das habilidades sociais, emocionais e éticas dos alunos. A aprendizagem não deve ser restrita ao ambiente escolar, mas deve ser incentivada ao longo da vida, promovendo a curiosidade e o autodidatismo. A educação deve cultivar a capacidade dos alunos de pensar criticamente, questionar, analisar e resolver problemas. Preparar os alunos para as demandas do mundo em constante mudança, ensinando habilidades práticas e adaptáveis. Promover a compreensão e a apreciação das diversas culturas do mundo e a consciência global. Enfatizar valores éticos e responsabilidade cívica, incentivando os alunos a serem cidadãos ativos e éticos em suas comunidades. Integrar a tecnologia de forma eficaz na educação para melhorar a aprendizagem e a preparação para o mundo digital.



(5) Você acha que a filosofia moderna é diferente da filosofia antiga?


Sim, a filosofia moderna difere da filosofia antiga em vários aspectos. A filosofia antiga, representada por pensadores como Sócrates, Platão e Aristóteles, enfocava questões metafísicas, éticas e epistemológicas, frequentemente explorando a natureza da realidade, da moralidade e do conhecimento. Por outro lado, a filosofia moderna, que surgiu no século XVII com figuras como Descartes, Hobbes e Locke, ampliou seu escopo para incluir questões sobre a mente, o poder político, a ciência e a relação entre indivíduo e sociedade. Além disso, a filosofia moderna estava intrinsecamente ligada ao contexto histórico das mudanças significativas na Europa Ocidental, como o Renascimento, a Reforma Protestante e a Revolução Científica, que influenciaram suas preocupações e métodos. Portanto, enquanto ambas compartilham a busca pelo entendimento e sabedoria, as abordagens e tópicos de interesse da filosofia moderna divergem da filosofia antiga.



(6) Você fica filosófico se bebe álcool?


Sim.



(7) Existe uma ligação entre filosofia e religião?


Sim, existe até uma vertente específica, a Filosofia da Religião, que se dedica ao estudo crítico e reflexivo das questões relacionadas à religião. Ela busca compreender e analisar temas como a existência de Deus, a natureza da fé, o significado do divino, o problema do mal, a relação entre religião e ciência, a moralidade religiosa e outros tópicos relacionados à religião. Através da análise lógica, argumentação e investigação filosófica, a Filosofia da Religião procura aprofundar nosso entendimento das crenças religiosas, examinar suas bases racionais e explorar as implicações filosóficas das diversas tradições religiosas ao redor do mundo. Ela não busca validar ou refutar crenças religiosas específicas, mas sim promover um diálogo crítico e a investigação intelectual das questões religiosas.



(8) Que coisas você acha que estudaria em um curso de filosofia?


Durante o curso de Ciência da Computação, tive contato com a lógica. Porém, meu interesse nessa área seria um pouco mais abrangente, isto é, englobando a História da Filosofia, a fim de aprender um pouco mais sobre cada corrente filosófica.



(9) Somente os intelectuais falam sobre filosofia?


Não. A “Filosofia de Boteco”, por exemplo, busca trazer discussões e debates sobre temas de caráter social, cultural, moral e religioso, mas fora do âmbito acadêmico, isto é, utilizando uma linguagem mais acessível na comunidade.



(10) Será que uma pessoa que vive numa zona rica de Nova Iorque, um habitante da selva e alguém que vive num bairro de lata numa cidade superlotada do mundo em desenvolvimento partilham a mesma filosofia?


Não. Até mesmo pessoas que moram nestes mesmos ambientes podem ter filosofias de vida divergentes.

sábado, 2 de setembro de 2023

ESL DISCUSSIONS - CIRURGIA




STUDENT A's QUESTIONS

(1) O que vem à mente quando você ouve a palavra ‘operação’?

Por experiência própria, algum tipo de fratura.


(2) Você já foi operado?

Sim.


(3) Você gostaria de ver uma operação?

Não tenho muito estômago para estas coisas.


(4) Você preferiria estar consciente ou inconsciente se fosse operado?

Inconsciente.


(5) O que você acha que passa pela cabeça das pessoas na noite anterior a uma operação?

Se tudo dará certo.


(6) Você acha que existem operações isentas de risco?

Não, pois uma simples operação pode desencadear complicações, por exemplo, quando ocorre uma infecção durante o processo de cicatrização, se não houver o cuidado correto.


(7) Você já ouviu alguma história sobre pessoas que receberam operações erradas?

Sim, sobre pessoas que tiveram membros (como o braço) amputados equivocadamente.


(8) Qual seria a operação mais assustadora para você?

No cérebro.


(9) Como você acha que as operações mudaram ao longo das décadas?

Dentre os principais pontos de avanço nesta área, podemos citar a tecnologia médica avançada, como cirurgia minimamente invasiva, a robótica cirúrgica e a imagiologia médica de alta resolução, o que permitiu procedimentos menos invasivos, redução de cicatrizes e tempos de recuperação mais curtos; anestesia avançada, isto é, a anestesia local, regional e geral é usada de forma mais precisa e segura; e cuidados pré e pós-operatório, o que inclui uma avaliação mais completa dos pacientes antes da cirurgia, bem como protocolos de recuperação mais eficazes e acompanhamento de longo prazo.


(10) Você prefere o substantivo ‘operação’ do inglês britânico ou o substantivo ‘cirurgia’ do inglês americano?

Cirurgia. Inclusive, este termo também é mais comum no Brasil.


STUDENT B's QUESTIONS

(1) Você tentaria uma cirurgia estética? Qual parte do seu rosto ou corpo você mudaria?

Não sou vaidoso a este nível.


(2) Qual é a diferença entre cirurgia estética e plástica?

A principal diferença se dá no objetivo principal de cada uma, embora ainda haja certa interseção, isto é, a cirurgia plástica é uma especialidade médica que visa, principalmente, reconstruir, restaurar ou melhorar a função e a aparência de partes do corpo que foram afetadas por lesões, defeitos congênitos ou doenças; por outro lado, cirurgia estética é realizada com o objetivo principal de melhorar a aparência estética de uma pessoa, cujos procedimentos são frequentemente escolhidos por pessoas que desejam melhorar a aparência de uma característica ou retardar os sinais de envelhecimento.


(3) Você acha que a cirurgia no futuro será realizada sem abrir o corpo?

Atualmente, já existem estratégias minimamente invasivas, que utilizam pequenas incisões e instrumentos especializados, como laparoscópios ou robôs cirúrgicos, para realizar cirurgias com menos trauma ao corpo, recuperação mais rápida e menor risco de infecção. No caso de cirurgia “sem abrir o corpo” de fato, existem pesquisas e avanços promissores, como a cirurgia endoscópica e robótica; nesta última, nano robôs podem ser guiados para realizar intervenções dentro do corpo.


(4) Qual seria a sua reação se o seu médico dissesse que você precisaria de uma cirurgia cardíaca ou cerebral aberta?

Choque.


(5) Você acha que a ‘keyhole surgery’ é arrombar uma fechadura ou operar alguém fazendo apenas um pequeno buraco em seu corpo?

O segundo caso. Em outras palavras, são as cirurgias minimamente invasivas.


(6) Quantas cirurgias dentárias você já fez?

Algumas, para remover os sisos.


(7) Se fosse possível, você preferiria fazer a cirurgia em casa?

Não, pois não é um local idealmente esterilizado para procedimentos deste tipo.


(8) Você confiaria em fazer uma cirurgia em outros países?

Sim, mas apenas se o lugar for uma boa referência.


(9) Você permitiria que estudantes médicos fizessem uma cirurgia em você mediante o pagamento de uma taxa?

Não. Porém, tenho a mente aberta para doar meu corpo para a ciência ou órgãos para pessoas necessitadas, caso eu venha a falecer.


(10) Como a cirurgia será diferente daqui a cinquenta anos?

Principalmente, com avanços relacionados ao contexto de invasão mínima, quem sabe, já com a utilização de nano robôs.