sábado, 29 de julho de 2023

ESL DISCUSSIONS - KARATÊ




STUDENT A's QUESTIONS

(1) O que vem à sua mente quando você ouve a palavra 'karatê'?

Pessoas lutando.


(2) O que você sabe sobre karatê?

Quase nada, para ser bem sincero.


(3) Você acha que ser um especialista em karatê seria útil em sua vida?

Talvez no sentido de aplicar a sua filosofia no meu dia a dia.


(4) Com quantas pessoas um faixa preta de karatê poderia lutar ao mesmo tempo?

Depende do nível dos adversários.


(5) Você acha que o karatê que você vê nos filmes é o mesmo que você aprende?

Nos filmes, acho que há um certo exagero muitas vezes.


(6) Quais são as diferenças entre karatê, kung fu e taekwondo?

Apesar de serem artes marciais tradicionais, cada uma tem sua origem, história, técnicas, vestimentas e filosofias próprias. No caso da técnica e estilo: Karatê - Ênfase em golpes de mão, socos, chutes e técnicas de bloqueio; Kung Fu - Inclui uma ampla variedade de estilos, abrangendo golpes de mão, chutes, joelhadas, cotoveladas, entre outros; Taekwondo - Conhecido por sua ênfase nos chutes, especialmente chutes altos, bem como golpes de punho e técnicas de esquiva. 


(7) O que significa a palavra 'karatê'? É uma boa descrição?

É uma boa descrição, pois a palavra "karatê" tem origem japonesa e é composta por dois caracteres kanji, isto é, "Kara" (空) - Significa "vazio" ou "vazio" em japonês, e "Tê" (手) - Significa "mão" ou "mãos" em japonês. Portanto, "karatê" pode ser traduzido como "mãos vazias" ou "mãos desarmadas". Essa tradução reflete a natureza do karatê como uma arte marcial que se baseia no uso das mãos e dos membros superiores, sem o uso de armas tradicionais como bastões ou espadas.


(8) Você acha que o karatê é a melhor forma de defesa pessoal?

Não diria que é a melhor, mas é uma das possibilidades. Além das artes marciais, existem outras formas de defesa pessoal que envolvem técnicas de autodefesa, como o Krav Maga, judô, jiu-jitsu, entre outras.


(9) Você acha que o karatê deveria ser um esporte olímpico?

Na verdade, durante anos, o karatê não era praticado como um esporte e, por isso, não era uma modalidade incluída nos Jogos Olímpicos. Porém, em 2016, o Comitê Olímpico Internacional aceitou a modalidade nas Olimpíadas de 2020, em Tóquio.


(10) Você gostaria de ter aulas de karatê?

Não tenho nada contra o karatê, mas não me interesso por nenhum tipo de luta física.


STUDENT B's QUESTIONS

(1) Você acha que o karatê deveria ser ensinado nas escolas primárias?

Penso que poderia ser uma possibilidade. Porém, alguns fatores deveriam ser levados em consideração. Como vantagens, temos a prática de uma atividade física, a disciplina, o autocontrole e a defesa pessoal. Por outro lado, para que isso ocorra, é necessário que haja espaço, recursos e uma especialização necessária. Além disso, pode ocorrer de nem todos os alunos se interessarem, como é o meu caso.


(2) Como sua vida seria diferente se você fosse faixa preta em karatê?

Provavelmente, participaria de algumas competições.


(3) O que você acha que o karatê ensina às pessoas sobre si mesmas?

Pelo que conheço da filosofia do karatê, podemos citar algumas lições, como: disciplina, autocontrole, persistência, concentração e foco.


(4) Bruce Lee disse uma vez: "Karatê é como uma barra de ferro; Kung Fu é como uma barra de ferro com uma corrente presa." O que isto significa?

Penso que essa citação sugere que o Karatê enfoca principalmente técnicas diretas, como golpes de mão poderosos, chutes precisos e técnicas de autodefesa. Por outro lado, o Kung Fu tem uma ampla variedade de estilos e movimentos, tornando-o mais flexível e versátil, isto é, essa variedade pode ser vista como uma "corrente", dando ao praticante mais opções e possibilidades em suas técnicas.


(5) Como você acha que é o treinamento de karatê?

O treinamento de karatê pode variar de acordo com a escola ou dojo (local de treinamento) e o estilo específico de karatê que está sendo ensinado. No geral, o treinamento de karatê envolve o desenvolvimento de habilidades físicas, técnicas de autodefesa e a compreensão de princípios filosóficos. As aulas englobam aquecimento, técnicas básicas, katas e kumite.


(6) Você acha que os atores de karatê recebem muito dinheiro?

Os mais famosos, sim.


(7) Quem são os principais atores em seu país?

O karatê não é comum no cinema brasileiro. Porém, gosto muito de um filme de capoeira, chamado Besouro.


(8) Quanto tempo você acha que leva para conseguir uma faixa preta no karatê?

O tempo necessário para obter a faixa preta no karatê pode variar significativamente, dependendo de vários fatores, como o estilo de karatê praticado, a frequência e a consistência do treinamento, o nível de habilidade do praticante, a idade e o compromisso individual. Geralmente, o processo para alcançar a faixa preta requer anos de treinamento dedicado e prática constante.


(9) Que perguntas você gostaria de fazer a um especialista em karatê?

Evidenciar uma grande motivação para eu iniciar a prática do karatê.


(10) O que você acha que suas respostas podem ser?

Alguns dos benefícios mencionados anteriormente.

domingo, 23 de julho de 2023

ESL DISCUSSIONS - JORNALISMO




STUDENT A's QUESTIONS

(1) O que é jornalismo?

Basicamente, o jornalismo é uma atividade que envolve a coleta, apuração, produção e disseminação de informações e notícias sobre eventos e assuntos relevantes para o público.


(2) O que você sabe ou pode adivinhar sobre a história do jornalismo?

Não conheço muito, porém, em uma breve pesquisa, descobri alguns marcos interessantes: As primeiras formas de jornalismo datam de civilizações antigas, como o Império Romano, onde as notícias eram escritas em papiros e pedras, divulgando informações importantes sobre eventos e anúncios públicos. Durante a Idade Média, as notícias eram transmitidas por meio de trovadores e outros meios orais. A imprensa e as publicações impressas começaram a surgir com o advento da prensa móvel, inventada por Johannes Gutenberg no século XV. O jornalismo moderno começou a se desenvolver no século XVII com o surgimento dos primeiros jornais impressos, como o "The Oxford Gazette" em 1665, que se tornou o primeiro jornal inglês. Esses jornais focavam, principalmente, em informações políticas e comerciais. O século XX trouxe avanços significativos no jornalismo, com o surgimento do rádio, televisão e, mais tarde, da internet. Isso levou à disseminação mais rápida e globalizada das notícias. Com a popularização da internet e das mídias sociais, o jornalismo passou por uma revolução digital. A velocidade de disseminação das notícias aumentou exponencialmente, e a forma como as pessoas consomem notícias mudou significativamente.


(3) Você estaria interessado em estudar jornalismo?

Não. Apenas gosto de me manter informado.


(4) O jornalismo é uma profissão respeitada em seu país?

Em geral, sim. Contudo, infelizmente, com a ascensão do bolsonarismo, o jornalismo sério é uma profissão que enfrenta grandes dificuldades, como intimidação, ameaças e violência, especialmente ao investigar casos de corrupção, crime organizado ou questões sensíveis.


(5) O que você acha do jornalismo em estações de notícias como a BBC e a CNN?

Gosto de acompanhar alguns vídeos no canal da CNN no YouTube e ler as notícias da BBC. Dependendo do tópico e da pessoa jornalista, acho que o material é de qualidade e bastante informativo.


(6) Como é a qualidade do jornalismo em seu país?

O jornalismo no Brasil possui uma qualidade diversificada. Existem, de fato, veículos e jornalistas comprometidos com o ofício e busca pela verdade. Como pontos positivos, podemos citar a diversidade de mídia, incluindo jornal impressoes (atualmente, menos comum), revistas, rádio, televisão e plataformas digitais; e o jornalismo investigativo, tendo Estadão, Folha e Uol como alguns dos mais relevantes, os quais expõem casos de corrupção, abusos de posder e outras questões de interesse público. Como ponto negativo, podemos citar, principalmente, a desinformação através das fake news, as quais podem prejudicar a confiança na mídia e consolidar a alienação.


(7) Existem controles do governo sobre o jornalismo em seu país?

Constitucionalmente falando, existe a garantia da liberdade de expressão e de imprensa como direitos fundamentais. Esses direitos são protegidos e assegurados a todos os cidadãos e profissionais de comunicação, e não deve haver censura prévia por parte do governo sobre o conteúdo jornalístico. Contudo, ainda existem alguns desafios como propriedade de mídia na mão de alguns poucos grupos, pressões políticas, ameaças e violência contra jornalistas e disseminação de informação. Sobre o último ponto, está sendo discutida uma pauta muito importante, que é a regulamentação das redes sociais.


(8) Para que serve o jornalismo no mundo?

O objetivo do jornalismo é fornecer às pessoas informações confiáveis e contextualizadas para que elas possam estar informadas sobre o que acontece ao seu redor.


(9) O jornalismo é sempre sobre relatar a verdade?

Deveria.


(10) Como você acha que seria a carreira de jornalista?

Existem diferentes vertentes. Particularmente, pesquisar sobre assuntos e escrever artigos seria muito mais tranquilo.


STUDENT B's QUESTIONS

(1) Você acha que o jornalismo é distinto em diferentes países do mundo?

Penso que o conceito de jornalismo é comum em todos os países, mas alguns fatores que divergem são liberdade de imprensa e relações com o governo, por exemplo.


(2) Em que tipo de jornalismo você está mais interessado?

Nos últimos tempos, no jornalismo político-investigativo.


(3) O que você acha dos jornalistas que reportam em zonas de guerra?

São pessoas extremamente corajosas.


(4) Que tipo de pessoa é boa em jornalismo?

Aquela que preza pela verdade dos fatos.


(5) Você acha que as pessoas podem ganhar muito dinheiro com jornalismo?

Pelos comentário que ouço, não acho que jornalistas ganham um salário muito alto.


(6) Você acha que o jornalismo investigativo seria interessante?

Bastante. Inclusive, é um dos que mais acompanho atualmente, geralmente, voltado para assuntos políticos.


(7) Qual a importância do jornalismo no mundo de hoje?

No mundo de hoje, o jornalismo desempenha um papel fundamental como uma fonte confiável de informações precisas e contextualizadas. Em meio à crescente quantidade de desinformação e notícias falsas, o jornalismo responsável e investigativo é essencial para garantir que as pessoas tenham acesso a fatos verificados e análises imparciais. Além disso, o jornalismo é um pilar da democracia, capacitando os cidadãos a tomarem decisões informadas e a participarem ativamente da sociedade. Ao expor questões importantes, denunciar abusos de poder e trazer à luz eventos relevantes, o jornalismo exerce um papel de vigilância sobre as instituições e ajuda a promover a transparência e a prestação de contas. A importância do jornalismo reside em seu compromisso com a verdade, o bem-estar público e a construção de uma sociedade informada e engajada.


(8) O que você acha dos paparazzi e da imprensa sensacionalista?

Não costumo acompanhar matérias com estes conteúdos, pois são irrelevantes para mim.


(9) Você acha que a Internet pode nos tornar todos jornalistas?

Sim, pois, com o fácil acesso à internet e às redes sociais, qualquer pessoa pode compartilhar informações, notícias, opiniões e até mesmo realizar investigações por conta própria. Estas descobertas, por sua vez, podem ser divulgadas em blogs, sites e plataformas de mídia social.


(10) O que você acha que os líderes e governos mundiais pensam sobre o jornalismo?

Depende do tipo de governo, isto é, em democracias, o jornalismo de qualidade é apreciado, por outro lado, em ditaduras, existe grande perseguição e tentativa de censura dos meios de comunicação.

sábado, 8 de julho de 2023

ESL DISCUSSIONS - INTELIGÊNCIA



STUDENT A's QUESTIONS

(1) O que é inteligência?

A inteligência é uma capacidade cognitiva, geralmente, associada à habilidade de aprender, compreender, raciocinar, resolver problemas, adaptar-se a novas situações e utilizar o conhecimento de maneira eficaz. É uma característica complexa e multifacetada que envolve diferentes aspectos, como memória, compreensão verbal, habilidades espaciais, raciocínio lógico, capacidade de abstração e criatividade.


(2) O que você diria sobre sua inteligência?

Diria que está na média, pois não me considero uma pessoa muito fora da curva.


(3) O que você pode fazer para aumentar sua inteligência?

Particularmente, estudo bastante sobre diversos assuntos, e procuro realizar diferentes atividades físicas e mentais para manter o cérebro sempre ativo, nunca esquecendo de também manter uma boa alimentação.


(4) Por que algumas pessoas são mais inteligentes do que outras?

Por se tratar de uma característica complexa nas pessoas, podemos citar: Fatores genéticos; acesso a uma educação de qualidade, isto é, um ambiente que promova o estímulo cognitivo; fatores socioeconômicos; e um estilo de vida e hábitos saudáveis.


(5) A inteligência é de família?

Estudos sugerem que uma porcentagem significativa da variação na inteligência pode ser atribuída a diferenças genéticas.


(6) A escola torna uma pessoa mais inteligente?

Sim, pois uma educação de qualidade estimula o aprendizado e a criatividade.


(7) Você acha que os cientistas irão criar uma Inteligência Artificial maior que a nossa inteligência?

Assunto polêmico, ainda mais porque o ChatGPT está no hype. Não é que estas ferramentas sejam inteligentes de fato, a realidade é que elas conseguem processar muito mais informações que nós de maneira extremamente rápida.


(8) Existe uma ligação entre inteligência, criatividade e humor?

Penso que sim. A inteligência está relacionada com a capacidade de processar informações, raciocinar logicamente e resolver problemas. A criatividade, por outro lado, envolve a geração de ideias originais e a capacidade de pensar de forma não convencional. Embora sejam conceitos distintos, existe uma sobreposição entre inteligência e criatividade, uma vez que indivíduos com maior capacidade cognitiva podem ter maior facilidade em pensar de maneira criativa e encontrar soluções inovadoras para problemas. A criatividade e o humor também estão relacionados, pois a criatividade envolve a capacidade de fazer conexões inusitadas, encontrar associações incomuns e gerar ideias originais. O humor, por sua vez, muitas vezes envolve uma perspectiva inesperada ou uma visão diferente de uma situação. Pessoas criativas podem ser propensas a expressar seu humor de maneiras únicas e a encontrar soluções engraçadas e originais para problemas cotidianos.


(9) A inteligência torna as pessoas mais atraentes?

Na minha opinião, sim. Inclusive, existe o termo sapiosexual, utilizado por pessoas que afirmam só sentir atração sexual por pessoas que são consideradas inteligentes.


(10) Falar bem o inglês o torna mais inteligente do que um amigo que não sabe falar inglês?

Não necessariamente. O fator inteligência abrange muito mais do que apenas habilidades linguísticas. Ela envolve capacidades cognitivas mais amplas, como raciocínio lógico, resolução de problemas, memória, criatividade e habilidades sociais, entre outros aspectos. Isto é abordado na teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner.


STUDENT B's QUESTIONS

(1) Você se preocupa com seus níveis de inteligência?

Sim. Por trabalhar com desenvolvimento de software, procuro manter meu cérebro sempre ativo, seja estudando sobre diversos assuntos ou aprendendo um outro idioma, por exemplo.


(2) Quem é a pessoa mais inteligente que você conhece? Porque você acha isso?

Meu antigo professor da faculdade, Luiz Alberto.


(3) Você acha que todos os líderes mundiais são inteligentes?

Não em todos os aspectos. Eles precisam ser muito inteligentes em alguns cenário específicos, como resolução de problemas, habilidades sociais etc. Isto é, para um líder ser inteligente, não precisa ser um gênio da matemática, por exemplo.


(4) Todos nós nascemos com o mesmo nível de inteligência?

Obviamente que não. Um dos fatores que sustenta minha opinião é o genético, conforme mencionado anteriormente.


(5) Ser muito inteligente te deixa feliz?

Sim. Como gosto de criar coisas e resolver problemas, quando isso acontece, é algo muito satisfatório.


(6) O que insulta sua inteligência?

Mentiras. Principalmente as fake news propagadas pela internet.


(7) O que você acha dos testes de inteligência? Você acha que eles são precisos?

A inteligência pode ser medida e avaliada por meio de testes de QI (Quociente de Inteligência) e outros instrumentos psicométricos, embora a avaliação da inteligência seja um tópico de debate entre os especialistas. Existem diferentes teorias sobre a natureza da inteligência, incluindo a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner, que propõe a existência de diferentes formas de inteligência, como a linguística, a lógico-matemática, a musical, a espacial, a corporal-cinestésica, a interpessoal e a intrapessoal.


(8) As pessoas inteligentes costumam ser mais arrogantes?

Não necessariamente. Já conheci pessoas bastante inteligentes, porém, modestas.


(9) Pessoas muito inteligentes e pouco inteligentes são bons parceiros?

Acho que, neste contexto, o caráter também é importante, não apenas inteligência.


(10) Os golfinhos são realmente mais inteligentes que os humanos?

Não. Os golfinhos são animais inteligentes e exibem várias habilidades cognitivas impressionantes, como comunicação sofisticada, capacidade de aprendizado, memória avançada, resolução de problemas e uso de ferramentas. Eles também têm habilidades sociais complexas e são conhecidos por sua interação e comportamento cooperativo. No entanto, a inteligência humana é distinta e geralmente considerada mais avançada em várias áreas. A capacidade humana para a linguagem, raciocínio lógico, criatividade, consciência de si mesmo e planejamento futuro são características que ainda não foram observadas em outras espécies, incluindo os golfinhos.

domingo, 2 de julho de 2023

ESL DISCUSSIONS - SISTEMA DE SAÚDE




STUDENT A's QUESTIONS

(1) Como é o sistema de saúde em seu país?

No Brasil, de maneira geral, existe o SUS (Sistema Único de Saúde), financiado pelo governo, que oferece serviços gratuitos e de valor acessível para a população, incluindo consultas, exames, procedimentos cirúrgicos, internações hospitalares, medicamentos, vacinas e programas de prevenção; e o setor privado, que oferece tais serviços, porém, mediante pagamento.


(2) O sistema de saúde em seu país está melhorando ou piorando?

Penso que esteja melhorando, principalmente em relação ao acesso a serviços básicos de saúde, como consultas e exames, por meio do (SUS), e do Programa Mais Médicos, que levou profissionais de saúde para áreas mais remotas.


(3) Os cuidados de saúde no seu país são gratuitos para algumas pessoas?

Sim, pois dispomos do Sistema Único de Saúde (SUS) e de alguns outros programas, como o Mais Médicos.


(4) Qual país você acha que tem o melhor sistema de saúde?

Provavelmente, os com melhores IDHs, tais como Suíça, Noruega, Islândia etc.


(5) Qual é o melhor: sistema de saúde público ou privado?

Depende do fator a ser considerado. Na questão de custo financeiro, o sistema de saúde público é bem mais acessível para as pessoas, por outro lado, muitos apresentam algum tipo de deficiência no que se refere à infraestrutura e afins, bem como longo tempo de espera para atendimentos e exames, o que é menos comum em hospitais privados.


(6) Os profissionais de saúde são bem pagos em seu país?

Infelizmente, penso que não. Assim como profissionais da área de educação.


(7) Você já pensou em cuidados de saúde para a sua velhice?

Procuro manter uma vida saudável justamente para envelhecer bem. Para isso, cuido do meu corpo e da minha mente, através de uma boa alimentação e prática diária de exercícios físicos.


(8) Como é a assistência médica para idosos e pobres em seu país?

No que diz respeito aos idosos, o SUS oferece serviços de saúde específicos, como atendimento geriátrico, programas de prevenção de doenças e tratamentos especializados para condições comuns entre os idosos, como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas. Além disso, os idosos têm prioridade no acesso a consultas, exames e procedimentos médicos. Para as pessoas de baixa renda, o SUS oferece atenção básica de saúde por meio das unidades básicas de saúde e equipes de saúde da família, que fornecem serviços como consultas médicas, vacinação, exames básicos, distribuição de medicamentos e orientação sobre saúde preventiva. Além disso, pessoas de baixa renda podem ter acesso a medicamentos gratuitos por meio do Programa Farmácia Popular.


(9) O que acontece com as pessoas em países pobres que não podem pagar pelos cuidados de saúde?

Creio que, em alguns lugares, existem ONGs para auxiliar estas pessoas, mas, infelizmente, muitas devem morrer, dependendo da gravidade da enfermidade.

  
(10) O sistema de saúde do seu país precisa de reforma?

Sim. Dentre os pontos de melhoria, podemos citar: desigualdade de acesso, financiamento insuficiente, qualidade dos serviços e redução da burocracia.


STUDENT B's QUESTIONS

(1) Os cuidados de saúde no seu país são justos para todos?

Infelizmente, não. Há áreas em que a qualidade dos serviços de saúde é melhor, especialmente em áreas urbanas e com maior poder aquisitivo. Por outro lado, regiões rurais e áreas de baixa renda podem enfrentar dificuldades maiores de acesso e qualidade dos serviços de saúde.


(2) Quais são as questões de saúde mais importantes em seu país?

O próprio acesso aos serviços de saúde, doenças crônicas, saúde mental, epidemias e saúde da mulher, para citar alguns exemplos.


(3) Quais são as questões de saúde mais importantes do mundo?

Fora as mencionadas anteriormente, podemos mencionar também pandemias, poluição e saúde ambiental, segurança alimentar e desnutrição.


(4) Quais você acha que serão os problemas de saúde do futuro?

Principalmente relacionados à saúde mental, como depressão e ansiedade.


(5) O que você sabe sobre a história da saúde em seu país?

Nunca estudei a fundo o assunto, conheço apenas alguns marcos isolados. Mesmo assim, não lembro em que período e ordem cronológica eles ocorreram.


(6) Quais são os problemas de saúde em seu país?

Já foram elencados em questões anteriores.


(7) O que você sabe sobre o custo dos cuidados de saúde em seu país?

Os custos são altos e o investimento, muitas vezes, não supre a demanda.


(8) Você acha que uma assistência médica universal chegará ao mundo?

Acho algo um tanto utópico, pois são muitas as diferenças geopolíticas e ideológicas.


(9) Qual é o tamanho do problema da saúde em suas eleições nacionais?

Muitas promessas que não são cumpridas, ou que são implementadas de maneira que deixa a desejar. Fora os escândalos de corrupção que ocorrem em alguns casos.


(10) Que perguntas você gostaria de fazer aos profissionais de saúde?

Basicamente: Quando e por que você decidiu que gostaria de seguir nesta carreira?

CARTAS DE UM ESTOICO - SÊNECA

Este livro é uma compilação de cartas escritas pelo filósofo romano Sêneca a seu amigo Lucílio. Nessas cartas, Sêneca aborda uma variedade de tópicos relacionados à filosofia estoica e oferece conselhos práticos sobre como viver uma vida virtuosa e serena. Algumas das principais ideias presentes nele são:

- Aceitação da natureza: Os estoicos acreditavam que devemos aceitar a ordem natural do universo e viver em conformidade com ela. Sêneca enfatiza a importância de se adaptar às circunstâncias e aceitar os eventos que não podemos controlar.

- Desapego material: Sêneca argumenta que a riqueza e os bens materiais não são fontes verdadeiras de felicidade e que devemos aprender a ser felizes com o mínimo necessário. Ele incentiva seu amigo a se libertar do desejo excessivo por luxo e a buscar contentamento interno.

- Domínio das emoções: Uma das principais preocupações dos estoicos era o controle das emoções. Sêneca discute a importância de cultivar a tranquilidade interior e a serenidade, superando a raiva, o medo e a tristeza excessiva. Ele oferece conselhos práticos sobre como lidar com as adversidades e manter a calma em todas as circunstâncias.

- Reflexão sobre a morte: Sêneca aborda repetidamente o tema da morte e argumenta que devemos aceitar sua inevitabilidade. Ele incentiva Lucílio a refletir sobre a brevidade da vida e a viver cada dia como se fosse o último, a fim de aproveitar plenamente o presente.

- Viver de acordo com a razão: Os estoicos enfatizavam a importância de viver de acordo com a razão e a virtude. Sêneca destaca a importância de desenvolver a sabedoria, a justiça, a coragem e a temperança, e de praticar ações virtuosas no dia a dia.

- Aproveitar o presente: Sêneca enfatiza a importância de viver no momento presente, aproveitando o aqui e agora. Ele adverte contra a preocupação excessiva com o passado ou o futuro, e encoraja a apreciação das pequenas alegrias da vida cotidiana.