quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

AS MAIORES FRASES DE CARL SAGAN - UNIVERSO RACIONALISTA


Carl Sagan foi muito mais do que um mero mortal. Foi um homem dotado de uma grande sabedoria, capaz de questionar, estudar e ensinar para aqueles que quisessem aprender além do que estava escrito nos livros sagrados e nas apostilas escolares. Para Carl, o Universo era um mistério que ansiava por ser descoberto e as superstições eram obstáculos criados para interromper a evolução e o progresso humano. Nós, humanos, somos dotados de uma grande capacidade de pensar, raciocinar e questionar, mas infelizmente não é isso o que os nossos governantes (sedentos por poder e por uma massa alienada) querem.


É graças à iniciativa de pessoas como Sagan que o mundo caminha para novos horizontes. É graças ao trabalho deste astrônomo que muitos estudantes hoje seguem a carreira científica. É graças à Carl que podemos humildemente entender nossa posição e insignificância perante à esse gigantesco Universo.


Por essas e muitas outras razões, resolvi prestar mais uma homenagem à essa grande personalidade do século XX, que me inspira das mais diversas formas todos dias ao estudar, ler ou fazer ciência. Reuni 20 das maiores citações de Carl, muitas delas tiradas em sua maioria de seus numerosos livros e de sua famosa série Cosmos. Como algumas são extensas demais, vou acabar por omitir minha opinião para não tornar o post cansativo ou extenso demais, deixando para o leitor a responsabilidade de interpretar as frases de maneira pessoal. Em todas elas vão ser citadas as fontes (algumas famosas citações erroneamente atribuídas à Carl ficarão de fora da lista por falta de registros confiáveis que afirmam que o mesmo tenha as dito). Espero que as frases façam todos os que estiverem lendo refletirem sobre e se inspirarem na construção de um mundo melhor, com mais ciência e menos superstição, com mais amor e menos guerra, com menos raiva e mais alegria para todos.



1. ”UM LIVRO É A PROVA DE QUE OS SERES HUMANOS SÃO CAPAZES DE FAZER MAGIA.”

“Que coisa espantosa é um livro. É um objeto achatado feito a partir de uma árvore, com partes flexíveis em que são impressos montes de rabiscos escuros engraçados. Mas basta um olhar para ele e você está dentro da mente de outra pessoa, talvez alguém morto há milhares de anos. Através dos milênios, um autor está falando claramente e em silêncio dentro de sua cabeça, diretamente para você. A escrita é talvez a maior das invenções humanas, unindo pessoas que nunca se conheceram, cidadãos de épocas distantes. Livros rompem as amarras do tempo. Um livro é a prova de que os seres humanos são capazes de fazer magia.”

— No episódio ”A Persistência da Memória”, décimo primeiro da série Cosmos: A Personal Voyage em 1980.



2. ”A CIÊNCIA NÃO É SÓ COMPATÍVEL COM A ESPIRITUALIDADE; É UMA PROFUNDA FONTE DE ESPIRITUALIDADE.”

”A ciência não é só compatível com a espiritualidade; é uma profunda fonte de espiritualidade. Quando reconhecemos nosso lugar na imensidão de anos-luz e no transcorrer das eras, quando compreendemos a complexidade, a beleza e a sutileza da vida, então o sentimento sublime, misto de júbilo e humildade, é certamente espiritual. (…) A noção de que a espiritualidade e a ciência são de alguma maneira mutuamente exclusivas presta um desserviço a ambas.”

— No livro O Mundo Assombrado Pelos Demônios, de 1995.



3. ”A CIÊNCIA É MUITO MAIS DO QUE UM CORPO DE CONHECIMENTO. É UMA MANEIRA DE PENSAR.”

”A ciência é muito mais do que um corpo de conhecimento. É uma maneira de pensar. E isso é fundamental para o nosso sucesso. A ciência nos convida a aceitar os fatos, mesmo quando eles não estão de acordo com nossas preconceitos. Ela nos aconselha a levar hipóteses alternativas em nossas cabeças e ver quais são as que melhor correspondem aos fatos. Impõe-nos um equilíbrio perfeito entre a abertura sem obstáculos a novas ideias, por mais heréticas que sejam, e o mais rigoroso escrutínio cético de tudo – estabelecendo novas idéias e sabedoria. Precisamos da ampla apreciação desse tipo de pensamento. Funciona. É uma ferramenta essencial para uma democracia em uma era de mudança. Nossa tarefa não é apenas treinar mais cientistas, mas também aprofundar a compreensão pública da ciência.”

— No artigo “Why We Need To Understand Science” publicado no The Skeptical Inquirer, em 1990.



4. ”CADA UM DE NÓS É, SOB UMA PERSPECTIVA CÓSMICA, PRECIOSO.”

“Cada um de nós é, sob uma perspectiva cósmica, precioso. Se um humano discorda de você, deixe-o viver. Em cem bilhões de galáxias, você não vai achar outro.”

— No livro Cosmos, de 1980.



5. ”VIVEMOS EM UMA SOCIEDADE EXTREMAMENTE DEPENDENTE DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, NA QUAL POUQUÍSSIMOS SABEM ALGUMA COISA SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.”

”Vivemos em uma sociedade extremamente dependente da ciência e tecnologia,na qual pouquíssimos sabem alguma coisa sobre ciência e tecnologia. Isto é uma clara prescrição para o desastre.”

— No artigo “Why We Need To Understand Science” publicado no The Skeptical Inquirer, em 1990.



6. ”NÃO É POSSÍVEL CONVENCER UM CRENTE DE COISA ALGUMA.”

”Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar.”

— No livro Contato, de 1985.



6. ”SE NÃO EXISTE VIDA FORA DA TERRA, ENTÃO O UNIVERSO É UM GRANDE DESPERDÍCIO DE ESPAÇO.”

”A química que produz a vida é reproduzida facilmente por todo o Cosmo. Se não existe vida fora da Terra, então o Universo é um grande desperdício de espaço.”

— Em entrevistas à Universidade de Boston e à Revista Veja, em 1972 e 1982 respectivamente.



7. ”PARA CRIATURAS TÃO PEQUENAS COMO NÓS, A VASTIDÃO SÓ É SUPORTÁVEL ATRAVÉS DO AMOR.”

”Durante toda a sua vida, estudara o universo, mas desprezara sua mais clara mensagem: para criaturas tão pequenas como nós, a vastidão só é suportável através do amor.”

— No livro Contato, de 1985.



8. ”ALEGAÇÕES EXTRAORDINÁRIAS EXIGEM EVIDÊNCIAS EXTRAORDINÁRIAS.”

”O que conta não é o que parece plausível, não o que gostaríamos de acreditar, não o que uma ou duas testemunhas reivindicam, mas apenas o que é apoiado por evidências rigorosas e examinadas de forma cética. Alegações extraordinárias exigem evidências extraordinárias.”

— No episódio ”Enciclopédia Galáctica”, décimo segundo da série Cosmos: A Personal Voyage em 1980.



9. ”NÓS SOMOS POEIRA DAS ESTRELAS.”

”O nitrogênio em nosso DNA, o cálcio em nossos dentes, o ferro em nosso sangue, o carbono em nossas tortas de maçã… Foram feitos no interior de estrelas em colapso, agora mortas há muito tempo. Nós somos poeira das estrelas.”

— No livro Cosmos, de 1980.



10. ”O CÉU NOS CHAMA.”

”O céu nos chama. Se não nos autodestruirmos, um dia vamos nos aventurar pelas estrelas.”

— No episódio ”A Espinha Dorsal da Noite”, sétimo da série Cosmos: A Personal Voyage em 1980.



11.’‘TODA CRIANÇA COMEÇA COMO UM CIENTISTA NATO.”

”Toda criança começa como um cientista nato. Nós é que tiramos isso delas. Só umas poucas passam pelo sistema com sua admiração e entusiasmo pela ciência intactos.”

— Em entrevista para o Psychology Today, em 1996.



12.’‘NÓS SOMOS UMA FORMA DO COSMOS SE AUTOCONHECER.”

”O Cosmos também está dentro de nós, nós somos feitos de poeira estelar. Nós somos uma forma do Cosmos se autoconhecer.”

— No episódio ”As Margens do Oceano Cósmico”, primeiro da série Cosmos: A Personal Voyage em 1980.



13.’‘SE VOCÊ QUISER FAZER UMA TORTA DE MAÇÃ DO NADA, VOCÊ DEVE PRIMEIRO INVENTAR O UNIVERSO.”

”Para fazer uma torta de maçã precisamos de farinha, maçãs, uma pitada disto e daquilo e do calor do forno. Os ingredientes são feitos de moléculas – por exemplo, o açúcar, ou a água. As moléculas, por sua vez, são feitas de átomos – carbono, oxigênio, hidrogênio e alguns mais. De onde vêm esses átomos? Com exceção do hidrogênio, são todos feitos nas estrelas. (…) Se você quiser fazer uma torta de maçã do nada, você deve primeiro inventar o Universo.”

— No livro Cosmos, de 1980.



14. ”NÓS FALAMOS PELA TERRA” 

“Nossas lealdades estão com as espécies e com o planeta. Nós falamos pela Terra. Nossa obrigação de sobreviver e florescer pertence, não só a nós mesmos, mas também ao Cosmos, antigo e vasto, do qual surgimos.”

— No episódio ”Quem Fala Pela Terra?”, décimo terceiro e último da série Cosmos: A Personal Voyage em 1980.



15. ”O COSMOS É TUDO O QUE EXISTE, EXISTIU OU EXISTIRÁ.” 

”O Cosmos é tudo o que existe, existiu ou existirá. Nossa contemplação do Cosmos nos comove – provoca calafrios, nos deixa sem voz, causa uma sensação de vertigem, como uma memória remota de estarmos caindo de uma grande altura. Sabemos que estamos nos aproximando do maior de todos os mistérios.”

— No episódio ”As Margens do Oceano Cósmico”, primeiro da série Cosmos: A Personal Voyage em 1980.



16. ”O QUE FAZEMOS COM O NOSSO MUNDO, AGORA, SE PROPAGARÁ ATRAVÉS DOS SÉCULOS E AFETARÁ PODEROSAMENTE O DESTINO DE NOSSOS DESCENDENTES.” 

”E em nosso pequeno planeta, neste momento, nós enfrentamos um ponto crítico de nossa história: o que fazemos com o nosso mundo, agora, se propagará através dos séculos e afetará poderosamente o destino de nossos descendentes. Está bem dentro de nosso poder destruir nossa civilização e talvez a nossa espécie também. Se nos rendermos à superstição ou à ganância ou à estupidez poderíamos mergulhar nosso mundo em um tempo de escuridão mais profundo do que o tempo entre o colapso da civilização clássica e o renascimento italiano. Mas também somos capazes de usar nossa compaixão e nossa inteligência, nossa tecnologia e nossa riqueza para fazer uma vida abundante e significativa para cada habitante deste planeta. Para aumentar enormemente nossa compreensão sobre o Universo… e para nos levar para as estrelas.”

— No episódio ”Jornadas no Espaço e Tempo”, oitavo da série Cosmos: A Personal Voyage em 1980.



17. ”A IMAGINAÇÃO MUITAS VEZES NOS LEVA A MUNDOS QUE NUNCA SEQUER EXISTIRAM. MAS SEM ELA, NÃO VAMOS A LUGAR NENHUM.”

”A imaginação muitas vezes nos leva a mundos que nunca sequer existiram. Mas sem ela, não vamos a lugar nenhum. (…) Para encontrar a verdade, precisamos de imaginação e ceticismo. Não teremos medo de especular, mas teremos o cuidado de distinguir a especulação dos fatos.”

— No livro Cosmos, de 1980.



18. ”É MUITO MELHOR COMPREENDER O UNIVERSO COMO ELE REALMENTE É DO QUE PERSISTIR NA ILUSÃO.”

”Para mim, é muito melhor compreender o Universo como ele realmente é do que persistir na ilusão, por mais satisfatória e reconfortante que seja.”

— No livro O Mundo Assombrado Pelos Demônios, de 1995.



19. ”A BELEZA DE UMA COISA VIVA NÃO SÃO OS ÁTOMOS QUE ESTÃO NELA, MAS A FORMA COMO ESSES ÁTOMOS SÃO COLOCADOS JUNTOS.”

”A beleza de uma coisa viva não são os átomos que estão nela, mas a forma como esses átomos são colocados juntos. Informação destilada de mais de 4 bilhões de anos de evolução biológica. Incidentalmente, todos os organismos na Terra são feitos essencialmente desse material. Um conta-gotas cheio desse líquido poderia ser usado para fazer uma lagarta ou uma petúnia se ao menos soubéssemos juntar os componentes.”

— No episódio ”Blues Por Um Planeta Vermelho”, quinto da série Cosmos: A Personal Voyage em 1980.



20. ”OLHEM DE NOVO ESSE PONTO. É AQUI, É A NOSSA CASA, SOMOS NÓS.”

”Olhem de novo esse ponto. É aqui, é a nossa casa, somos nós. Nele, todos a quem ama, todos a quem conhece, qualquer um sobre quem você ouviu falar, cada ser humano que já existiu, viveram as suas vidas. O conjunto da nossa alegria e nosso sofrimento, milhares de religiões, ideologias e doutrinas econômicas confiantes, cada caçador e coletor, cada herói e covarde, cada criador e destruidor da civilização, cada rei e camponês, cada jovem casal de namorados, cada mãe e pai, criança cheia de esperança, inventor e explorador, cada professor de ética, cada político corrupto, cada “superestrela”, cada “líder supremo”, cada santo e pecador na história da nossa espécie viveu ali – em um grão de pó suspenso num raio de sol. (…) Não há, talvez, melhor demonstração da tola presunção humana do que esta imagem distante do nosso minúsculo mundo. Para mim, destaca a nossa responsabilidade de sermos mais amáveis uns com os outros, e para preservarmos e protegermos o “pálido ponto azul”, o único lar que conhecemos até hoje.”

— No livro Pálido Ponto Azul, de 1994.



Fontes das citações:

Carl Sagan – Wikiquote (em inglês): https://goo.gl/tT5r6K
Carl Sagan – Wikiquote (em português): https://goo.gl/uXXjCt 
In Sagan’s Own Words – Skeptic (em inglês): https://goo.gl/0gmtQi 
Livros: Cosmos (1980), Contato (1985), Pálido Ponto Azul (1994) e O Mundo Assombrado Pelos Demônios (1995).
Séries: Cosmos: A Personal Voyage (1980) e Cosmos: A Spacetime Odyssey (2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário