Como especificado no edital da minha Bolsa de Iniciação à Docência, onde atuo como monitor nas disciplinas de Fundamentos de Programação e Programação Computacional, tive que submeter um resumo (abaixo) e realizar uma apresentação do trabalho desenvolvido neste primeiro semestre de 2019, no evento Encontros Universitários, que está na sua IV edição.
Tive o trabalho bem reconhecido, principalmente pela iniciativa do meu canal, onde ensino programação sempre abordando cenários práticos.
Agora, espero conseguir a bolsa nas disciplinas de Programação Orientada a Objetos ou Estruturas de Dados, que são áreas que gosto muito.
APLICAÇÃO DE FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO EM CENÁRIOS PRÁTICOS
A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas e as linguagens de programação estão intrínsecas a este cenário. Elas tornam possível o desenvolvimento de diversas ferramentas que facilitam as atividades realizadas nas mais diversas áreas do conhecimento. Assim, o estudante que deseja desenvolver tais aplicações deve dominar os conceitos básicos referentes à programação de computadores. No entanto, ainda percebe-se que as disciplinas de Fundamentos de Programação e Programação Computacional retêm muitos estudantes nos semestres iniciais.
Por este motivo, a monitoria em fundamentos de programação para os cursos de TI e Engenharias visa atenuar este índice de reprovação, possibilitando que os estudantes tirem dúvidas que não conseguiram ser sanadas no período de aula, ou estudem e pratiquem o conteúdo através de outra metodologia.
Geralmente, alguns exercícios de programação são muito voltados apenas para a fixação de um determinado conceito, como sintaxe, por exemplo. Apesar disso ser algo muito importante, o estudante pode ficar saturado, pois não consegue identificar uma aplicação no mundo real daquilo que está aprendendo. Assim, em 2019.1, a monitoria propôs apresentar cenários práticos onde os conceitos ensinados em sala de aula podem ser aplicados, como na criação de pequenos jogos. Desta forma, eles são estimulados a pensarem de forma criativa na resolução de um dado problema.
Além disso, buscando ampliar a quantidade de pessoas impactadas pela monitoria, formou-se um canal voltado para disponibilizar vídeo-tutoriais das aplicações abordadas. Assim, os alunos que não puderam estar presentes em determinadas datas poderão acompanhar o progresso, além da possibilidade do conteúdo auxiliar pessoas externas às turmas.
A média de comparecimentos a cada monitoria foi de 9 alunos, tendo uma alta durante a aplicação dos trabalhos finais. Como resultado, no semestre 2019.1, a taxa de aprovação dos estudantes dos cursos de TI foi de 44% e dos estudantes dos cursos de engenharia foi de 48%. Isto mostra que ainda existe uma grande dificuldade por parte dos estudantes no que se refere à assimilação dos conceitos de programação, apesar de todos os esforços.
Tendo em vista esta situação, percebe-se que é necessário utilizar algumas outras maneiras de estimular os alunos a comparecerem nas monitorias, além de buscar novas formas que facilitem a fixação do conteúdo lecionado.
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