STUDENT A's QUESTIONS
(1) Que imagens vêm à sua mente quando você ouve a palavra "globalização"?
Tudo que representa a interconexão entre pessoas, empresas e governos, como tecnologia, comunicação, economia, meio ambiente etc.
(2) Quais são as coisas boas e ruins sobre a globalização?
Como ponto positivo, posso mencionar um exemplo pessoal, isto é, minha carreira profissional como engenheiro de software, que atua remotamente para empresas do exterior. Como ponto negativo, podemos citar a desigualdade econômica entre países ricos e pobres, que pode levar à exploração de trabalhadores e de recursos naturais em países em desenvolvimento, como ocorre na África, por exemplo.
(3) Há quanto tempo existe o termo "globalização"?
Segundo a Wikipedia, o termo tem estado em uso crescente desde meados da década de 1980 e, especialmente, a partir de meados da década de 1990.
(4) Você acha que é possível ignorar a globalização?
Não, pois é algo inerente à nossa sociedade atualmente.
(5) Como a globalização afetou sua vida?
No contexto profissional, como mencionei anteriormente, foi através da globalização que consegui um emprego como desenvolvedor de software numa empresa do Canadá. No contexto cultural, podemos citar ferramentas como o Duolingo, uma plataforma para o ensino de idiomas que apresenta características linguísticas de cada país através do seu conteúdo didático.
(6) A globalização é boa para o mundo?
A globalização possui seus benefícios e malefícios, como mencionado em questões anteriores. Ou seja, seus impactos não são todos positivos.
(7) Como será a globalização daqui a cinquenta anos?
Penso que, no que se refere ao que ocorre na web, dominada por IAs. Além disso, países hegemônicos terão mais controle sobre os subdesenvolvidos, a fim de explorar seus recursos naturais, como já ocorre bastante nos dias atuais.
(8) Você acha que a globalização nos tornará todos iguais no futuro?
Não, muito pelo contrário, pois existe muita divergência ideológica pelo mundo.
(9) Quais países você acha que mais gostam ou odeiam a globalização?
Segundo o ChatGPT, diferentes índices e medidas podem fornecer diferentes resultados sobre quais países são mais abertos ou fechados para a globalização, como Índice de Abertura Global, Índice de Globalização do Fundo Monetário Internacional e o Índice de Globalização do Banco Mundial. No entanto, em geral, os países desenvolvidos e ricos (por exemplo, Irlanda, Suíça e Singapura) tendem a ser mais abertos à globalização, enquanto os países em desenvolvimento e pobres tendem a ser mais fechados (por exemplo, Coreia do Norte, Eritreia e Somália).
(10) Que conceito você acha que virá depois da globalização?
Não faço ideia.
STUDENT B's QUESTIONS
(1) O que é globalização?
Basicamente, a globalização é um processo de integração econômica, social, política e cultural que ocorre em todo o mundo, por meio da ampliação do comércio internacional, da circulação de informações e da intensificação dos fluxos de capital, bens e pessoas entre os países.
(2) A globalização poderia ter acontecido sem a Internet?
Talvez sim, mas de maneira bastante lenta.
(3) Como sua vida seria diferente se a globalização não tivesse acontecido?
Sem a globalização, a economia mundial seria muito menos integrada e os países seriam muito mais isolados uns dos outros, ou seja, as oportunidades de comércio internacional seriam muito limitadas e as empresas teriam menos incentivos para se expandir além das fronteiras nacionais, fazendo com que trabalhadores e pessoas tivessem menos oportunidades de empregos remotos e de migração. Além disso, sem a globalização, a troca de ideias e culturas entre os países seria muito menos comum, o que poderia afetar negativamente a diversidade cultural e a compreensão entre os povos.
(4) O que você acha do conceito de aldeia global?
Segundo o Glossário da Sociedade da Informação, a aldeia global é um conceito desenvolvido pelo teórico Marshall McLuhan para explicar a tendência de evolução do sistema midiático como elo de ligação entre os indivíduos, num mundo cada vez menor, perante o efeito das novas tecnologias da comunicação. McLuhan considerava que, com as novas mídias, o mundo se tornaria numa pequena aldeia, onde todos poderiam falar com todos e o mais insignificante dos rumores poderia ganhar uma dimensão global.
(5) A globalização melhorou a vida das pessoas?
Penso que trouxe tanto benefícios quanto malefícios para a sociedade, conforme mencionado e exemplificado em questões anteriores.
(6) Você acha que a globalização pode acabar em um mundo com apenas um país gigante?
Acho que, dificilmente, os países iriam abdicar de sua autonomia para alcançar este objetivo. Por outro lado, podemos ver que o conceito de aldeia global é bastante aplicável, dada a evolução das redes sociais.
(7) O que você acha que as tribos indígenas pensam sobre a globalização?
Depende do nível de instrução de cada uma. De qualquer maneira, nos dias atuais, seja de maneira consciente ou inconsciente, ninguém está fora das teias da globalização. Isto é, algumas importantes decisões globais afetam todos os povos, vide questões sobre o clima.
(8) Você pode medir a globalização?
Segundo o ChatGPT, existem diferentes índices sobre níveis de globalização, como Índice de Abertura Global - mede o grau de abertura econômica, social e política; Índice de Globalização do Fundo Monetário Internacional - mede o grau de integração econômica internacional de um país, levando em consideração fluxos de comércio, finanças e migração; e o Índice de Globalização do Banco Mundial - mede o grau de integração econômica internacional de um país, levando em consideração fluxos de comércio e investimento.
(9) Você acha que a globalização reduzirá ou aumentará a diferença de pobreza?
Um dos pontos negativos da globalização é o aumento da desigualdade econômica entre países ricos e pobres, que pode levar à exploração de trabalhadores e de recursos naturais em países em desenvolvimento.
(10) Como a cultura popular contribuiu para a globalização?
Penso que uma das maneiras pela qual a cultura popular contribui para a globalização é através da sua difusão em todo o mundo. As mídias globais, como a internet e as redes sociais, permitem que as pessoas acessem e compartilhem a cultura popular em todo o mundo, independentemente da sua localização geográfica. Isso significa que as ideias e os valores expressos na cultura popular (música, arte, cinema etc.) podem se tornar globais, influenciando as percepções e comportamentos das pessoas em todo o mundo.